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BRAZILIAN JOURNAL OF EMERGENCY MEDICINE VOLUME 03 | NÚMERO 1 / 19-26
• Em caso de emergência com a aeronave, aguardar Muitas aeronaves são limitadas a regras de voo visuais
a parada total dos motores para aproximar-se – o (VFR), com restrições de teto de nuvens (altitude das
socorro e auxílio dos tripulantes só deve ocorrer camadas de nuvens), de clima e tempo, e incapacidade de
após os rotores pararem de girar, evitando lesões às realizar certas operações de resgate sob baixa visibilidade,
equipes de solo. seja por conta de neblina ou por conta da iluminação
externa (ocorrências em áreas rurais durante a noite por
O FUTURO DO RESGATE AEROMÉDICO exemplo). 18
Porém, avanços contínuos da aviação principalmente
O transporte e resgate aeromédico civil representa uma relacionados à área aviônica bem como avanços militares
capacidade altamente desenvolvida que tem suas raízes em equipamentos que permitem melhor visualização do
no transporte médico militar. Avanços nas capacidades ambiente em condições de baixa luminosidade – como
clínicas militares, treinamento de tripulação, equipamento o uso de óculos de visão noturna (OVNs) e displays
de transporte, aeronaves e sistemas de controle são acoplados ao capacete do piloto (HMDs) – cada vez mais
traduzidos em avanços na área civil e vice-versa. 1 utilizados em meio civil, auxiliam a contornar muitas das
1
limitações mencionadas. Dessa forma, avalia-se que para
O advento tecnológico expandiu a disponibilidade o futuro as operações aeromédicas terão cada vez menos
de recursos e com isso permitiu, em menor tempo, limitações relacionadas ao tempo e clima, bem como maior
melhorias nas assertividades dos diagnósticos realizados segurança operacional para a aeronave e tripulação. 4
pelas equipes de saúde em atendimentos de terapia
intensiva e emergência. Desse modo, além de ampliar
as possibilidades de tratamento, também se otimizou a CONCLUSÃO
agilidade no transporte do paciente crítico para o hospital. 20
Nesse contexto, o transporte aeromédico surgiu como um Nota-se de forma geral e principalmente no Brasil uma
importante contribuinte no deslocamento de pacientes em escassez de estudos atualizados explorando o tema do
situação crítica e, muitas vezes, a única escolha possível resgate aeromédico em custo-benefício e seleção de
para atender as necessidades de tratamento do doente em pacientes que mais se beneficiariam do serviço quando
um local especializado. 21 comparado à assistência pré-hospitalar que ocorre
puramente por unidades terrestres – ambulâncias – apesar
Entretanto, apesar dos notáveis avançados já realizados, da grande extensão territorial do país e relativamente elevada
o transporte aeromédico ainda encontra importantes taxa de acidentes automobilísticos e traumas em geral.
desafios. Nos Estados Unidos, o crescimento progressivo
no número de helicópteros utilizados no ambiente O trauma permanece sendo uma das principais causas
aeromédico desde o final dos anos 90 levantou de morte em pacientes jovens apesar de medidas de
preocupações sobre seu uso inapropriado. 4 conscientização postas em prática, normas de segurança
em empresas e veículos de transporte cada vez mais
Walls (2018) complementa dizendo que o serviço seguros. Observa-se também que o trauma é uma das mais
aeromédico funciona melhor e é mais benéfico quando importantes causas de incapacitação física permanente ou
está integrado a um sistema de cuidados extra-hospitalares temporária, levando a perdas econômicas, previdenciárias
e de transporte entre instalações médicas, e, quando e grandes dispêndios em tratamentos de complicações na
existem sistemas para a educação de profissionais sobre saúde dos pacientes.
o uso apropriado de recursos terrestres e aéreos, sendo
a falta de conhecimento de profissionais emergencistas Quando comparado a ambulâncias terrestres para
sobre as limitações e vantagens do uso de aeronaves uma ocorrências emergenciais localizadas fora de ambiente
causa importante do mau uso de recursos – seja por não urbano ou a distâncias consideráveis do centro de
solicitar uma aeronave quando necessária, causando danos referência mais próximo conclui- se que a maior vantagem
ao paciente ou por superutilizar o serviço quando não das unidades aéreas é o tempo-resposta, podendo reduzir
necessário, causando custos desnecessários bem como de 50 a 75% o tempo de deslocamento até a vítima.
aumentando o risco de incidentes. 4
Os custos do emprego do helicóptero no atendimento
No momento o maior desafio é identificar variáveis de pré-hospitalar entretanto, se comparados ao uso de
triagem que possam prospectivamente guiar o uso dos ambulâncias terrestres, são elevados, porém há indícios
recursos aéreos na decisão entre utilizar uma unidade de que esses custos são compensados por reduzir o tempo
terrestre ou uma aeronave. 19 de internação e complicações ao oferecer um cuidado
avançado mais rapidamente a um paciente crítico, bem
Lara (2006) menciona também sobre a atual limitação como minimizando a redução na capacidade de trabalho
técnica em grande parte das aeronaves de asas rotativas. devido às maiores chances de reabilitação.
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