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BRAZILIAN JOURNAL OF EMERGENCY MEDICINE  VOLUME 03 | NÚMERO 1 / 19-26


            •  Em caso de emergência com a aeronave, aguardar   Muitas aeronaves são limitadas a regras de voo visuais
               a parada total dos motores para aproximar-se – o   (VFR), com restrições de teto de nuvens (altitude das
               socorro e auxílio dos tripulantes só deve ocorrer   camadas de nuvens), de clima e tempo, e incapacidade de
               após os rotores pararem de girar, evitando lesões às   realizar certas operações de resgate sob baixa visibilidade,
               equipes de solo.                                seja por conta de neblina ou por conta da iluminação
                                                               externa (ocorrências em áreas rurais durante a noite por
         O FUTURO DO RESGATE AEROMÉDICO                        exemplo). 18
                                                               Porém, avanços contínuos da aviação principalmente
         O transporte e resgate aeromédico civil representa uma   relacionados à área aviônica bem como avanços militares
         capacidade altamente desenvolvida que tem suas raízes   em equipamentos que permitem melhor visualização do
         no transporte médico militar. Avanços nas capacidades   ambiente em condições de baixa luminosidade – como
         clínicas militares, treinamento de tripulação, equipamento   o uso de óculos de visão noturna (OVNs) e displays
         de transporte, aeronaves e sistemas de controle são   acoplados ao capacete do piloto (HMDs) – cada vez mais
         traduzidos em avanços na área civil e vice-versa. 1   utilizados em meio civil, auxiliam a contornar muitas das
                                                                                    1
                                                               limitações mencionadas. Dessa forma, avalia-se que para
         O  advento  tecnológico  expandiu  a  disponibilidade   o futuro as operações aeromédicas terão cada vez menos
         de recursos e com isso permitiu, em menor tempo,      limitações relacionadas ao tempo e clima, bem como maior
         melhorias nas assertividades dos diagnósticos realizados   segurança operacional para a aeronave e tripulação. 4
         pelas equipes de saúde em atendimentos de terapia
         intensiva e emergência. Desse modo, além de ampliar
         as possibilidades de tratamento, também se otimizou a   CONCLUSÃO
         agilidade no transporte do paciente crítico para o hospital. 20
         Nesse contexto, o transporte aeromédico surgiu como um   Nota-se de forma geral e principalmente no Brasil uma
         importante contribuinte no deslocamento de pacientes em   escassez de estudos atualizados explorando o tema do
         situação crítica e, muitas vezes, a única escolha possível   resgate aeromédico em custo-benefício e seleção de
         para atender as necessidades de tratamento do doente em   pacientes que mais se beneficiariam do serviço quando
         um local especializado. 21                            comparado à assistência pré-hospitalar que ocorre
                                                               puramente por unidades terrestres – ambulâncias – apesar
         Entretanto, apesar dos notáveis avançados já realizados,   da grande extensão territorial do país e relativamente elevada
         o transporte aeromédico ainda encontra importantes    taxa de acidentes automobilísticos e traumas em geral.
         desafios. Nos Estados Unidos, o crescimento progressivo
         no  número  de  helicópteros utilizados  no  ambiente   O trauma permanece sendo uma das principais causas
         aeromédico desde o final dos anos 90 levantou         de morte em pacientes jovens apesar de medidas de
         preocupações sobre seu uso inapropriado. 4            conscientização postas em prática, normas de segurança
                                                               em empresas e veículos de transporte cada vez mais
         Walls (2018) complementa dizendo que o serviço        seguros. Observa-se também que o trauma é uma das mais
         aeromédico funciona melhor e é mais benéfico quando   importantes causas de incapacitação física permanente ou
         está integrado a um sistema de cuidados extra-hospitalares   temporária, levando a perdas econômicas, previdenciárias
         e de transporte entre instalações médicas, e, quando   e grandes dispêndios em tratamentos de complicações na
         existem sistemas para a educação de profissionais sobre   saúde dos pacientes.
         o uso apropriado de recursos terrestres e aéreos, sendo
         a falta de conhecimento de profissionais emergencistas   Quando comparado a ambulâncias terrestres para
         sobre as limitações e vantagens do uso de aeronaves uma   ocorrências emergenciais localizadas fora de ambiente
         causa importante do mau uso de recursos – seja por não   urbano  ou  a  distâncias  consideráveis  do  centro  de
         solicitar uma aeronave quando necessária, causando danos   referência mais próximo conclui- se que a maior vantagem
         ao paciente ou por superutilizar o serviço quando não   das unidades aéreas é o tempo-resposta, podendo reduzir
         necessário, causando custos desnecessários bem como   de 50 a 75% o tempo de deslocamento até a vítima.
         aumentando o risco de incidentes. 4
                                                               Os custos do emprego do helicóptero no atendimento
         No momento o maior desafio é identificar variáveis de   pré-hospitalar entretanto, se comparados ao uso de
         triagem que possam prospectivamente guiar o uso dos   ambulâncias terrestres, são elevados, porém há indícios
         recursos aéreos na decisão entre utilizar uma unidade   de que esses custos são compensados por reduzir o tempo
         terrestre ou uma aeronave. 19                         de internação e complicações ao oferecer um cuidado
                                                               avançado mais rapidamente a um paciente crítico, bem
         Lara (2006) menciona também sobre a atual limitação   como minimizando a redução na capacidade de trabalho
         técnica em grande parte das aeronaves de asas rotativas.   devido às maiores chances de reabilitação.


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