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BRAZILIAN JOURNAL OF EMERGENCY MEDICINE  VOLUME 03 | NÚMERO 1 / 19-26

         INTRODUÇÃO                                            O transporte médico aéreo teve um impacto significativo
                                                               na sobrevida de soldados feridos. Na 1ª Guerra Mundial os
         O Atendimento Pré-Hospitalar (APH) é tido como aquele   tempos de transporte de feridos até uma unidade médica
         oferecido por profissionais devidamente treinados e   demoravam entre 12 a 18 horas – com sobrevida de 80%
         qualificados a uma vítima, em situação de emergência,   daqueles que chegavam vivos até o destino. Durante a 2ª
         fora do ambiente hospitalar, envolvendo unidades móveis   Guerra Mundial, o tempo médio do trauma até o cuidado
         e equipes multidisciplinares – durante o qual o paciente   médico  definitivo  era  de  6  a  12  horas,  com  taxa  de
         é avaliado, estabilizado e transportado a um hospital de   mortalidade de 5,8%. Na Guerra da Coreia, o tempo reduziu-
         referência.                                           se para 2 a 4 horas, com mortalidade de 2,4%. No Vietnã,
                                                               nenhum soldado estava a mais de 35 minutos do cuidado
         Tendo em vista a importância do tempo de atendimento   médico definitivo e, em geral, a mortalidade era de 2,6%. 4
         e transporte a um serviço de referência no desfecho
         e  prognóstico de  pacientes  em emergências,  sejam   Incentivado pela experiência militar, o transporte médico
         essas traumáticas ou clínicas, fazem-se importantes a   aéreo civil norte americano iniciou em 1969 com um
         presença de unidades móveis – terrestres e/ou aéreas - e   programa médico de aeronaves de asa-fixa (portanto,
         equipes devidamente treinadas e capacitadas a realizar   aviões) e patrocinado por hospitais. O primeiro serviço
         o atendimento e cuidado de pacientes, de forma segura,   médico civil com o uso de helicópteros (HEMS – Helicopter
         dentro dessas unidades.                               Emergency Medical Service) foi estabelecido em 1972. 5

         Surge, portanto, no final do século XIX e, com significativas   No Brasil, o serviço aeromédico surgiu em 1950 com a
         adaptações e evoluções constantes até os dias de hoje,   criação do Serviço de Busca e Salvamento na 1ª Zona Aérea,
         o Transporte Aeromédico (TAM) e consequentemente o    instituída com o objetivo de executar buscas, salvamentos,
         resgate aeromédico, integrando-se ao APH e consistindo-  localizar aeronaves e embarcações desaparecidas e
         se no uso de aeronaves, essas hoje constituindo- se   transferir, com segurança, sobreviventes de acidentes.
         principalmente de asas fixas (aviões) ou asas rotativas   Posteriormente,  diversos  serviços   semelhantes   foram
         (helicópteros).                                       implementados   no   país,   com intuito de transporte,
                                                               como o Corpo de Bombeiros Militares do Rio de Janeiro e
         O TAM – de forma semelhante ao APH e medicina de      o Projeto Resgate  do  Estado  de  São  Paulo. Deste  modo,
                                                                                                   6
         emergência – tem seu surgimento e história ligado às guerras   na  década  de  90,  o  serviço   de   transporte aeromédico
         durante a história e, por conta delas principalmente, sofrendo   ganhou espaço no contexto nacional corroborado pelo
         evoluções e eventualmente sendo aplicado no meio civil. 1  processo de globalização e as necessidades de atendimento
                                                               a pacientes críticos em ambientes longínquos e sem
         As primeiras descrições do uso do TAM aludem ao ano de   alternativa de tratamento de saúde próximo. 7
         1980, durante a Guerra Franco- Prussiana quando soldados
         lesionados eram transportados por balões de ar quente. 2  Portanto, o uso de aeronaves para realizar o transporte
                                                               de pacientes é uma estratégia capaz de vencer o tempo
         Foi empregado de forma rudimentar na Primeira Guerra   e as barreiras geográficas de acesso ao atendimento. É
                                                                                                             8
         Mundial, ainda sem assistência a bordo, os soldados eram   capaz de prover o deslocamento do paciente em estado
         transportados em monomotores despressurizados com a   crítico, sendo, por diversas vezes, a única opção para que
         finalidade de assegurar o atendimento em local seguro e; na   o paciente obtenha assistência especializada. 9
         segunda guerra mundial, foram instituídas as “ambulâncias
         aéreas”, com aeronaves modificadas permitindo o uso   Atualmente, o serviço aeromédico no Brasil é regulamentado
         de aspiradores, fornecimento de oxigênio, equipamento   pela Portaria nº 2048, de 5 de Novembro de 2002, do
         para ventilação não invasiva (VNI), macas, medicações e   Ministério da Saúde, que aprova o Regulamento Técnico
         profissionais de saúde para prestar cuidados. 2       dos Sistemas Estaduais de Urgência e Emergência. Esse
                                                               mesmo regulamento considera que aeronaves destinadas
         Entretanto, foi somente na Guerra da Coreia que       ao serviço aeromédico que, em sua tripulação, contenham
         helicópteros – aeronaves de asas rotativas            como profissionais da saúde ao menos um médico e um
         – passaram a ser utilizadas como formas de transporte   enfermeiro, sejam consideradas como ambulâncias tipo
                                                                                             10
         médico aéreo, contabilizando mais de 20,000 evacuações   E – unidades de suporte avançado.
         durante o conflito; tendo, essas aeronaves, uma participação   Todavia, o transporte aéreo e, de forma semelhante,
         ainda maior durante a Guerra do Vietnã – transportando,   o resgate aeromédico, apresentam riscos  que  devem
         durante a Operação Dustoff, aproximadamente um milhão   ser dominados pelos profissionais de saúde, tais riscos
         de feridos das linhas de frente em helicópteros tripulados   dependem da gravidade do quadro do doente, do tipo
         por médicos, providenciando cuidados em voo. 3        de aeronave, se é pressurizada e climatizada e, também,




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