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Santos M.W.


         da altitude - visto que essa acarreta alteração na pressão   respiratória, aceleração, vibração, acústica, orientação
         atmosférica, na umidade, na pressão parcial de oxigênio   espacial, estresse térmico e fisiologia cardiovascular. 13
         e na temperatura. Além de adversidades relacionadas as
         vibrações, ruídos, luzes, a aceleração e a desaceleração   De longe, o sistema mais imediatamente afetado é o
         que interferem do cuidado com o paciente. 11          respiratório, com grandes repercussões principalmente
                                                               ao paciente crítico, de forma que é necessário um
                                                               entendimento prático da mecânica ventilatória e do
         OBJETIVO E METODOLOGIA                                comportamento dos gases.


         O presente estudo compõe um Trabalho de Conclusão de   Existem quatro leis dos gases importantes à fisiologia do voo
         Curso de Medicina em desenvolvimento. Caracteriza-se   com implicações clínicas e terapêuticas a se ter em mente:
         como uma revisão de literatura sendo desenvolvido por   Lei de Boyle, Lei de Charles, Lei de Dalton e Lei de Henry
         meio de revisão bibliográfica.                        – elas ditam as regras que governam o comportamento dos
                                                               gases no meio aéreo e fornecem as bases para a troca de
         Mendes et al (2018) infere a que esse tipo de estudo   ar entre a atmosfera e os alvéolos. 13
         dá suporte à tomada de decisões e melhoria da prática
         clínica, possibilita ainda o conhecimento sobre o assunto e   A principal e com maiores implicações é a Lei de Boyle,
         estabelece lacunas no conhecido que precisam ser sanadas   a qual descreve os efeitos dos gases  em um espaço
         com novos estudos. 12                                 fechado, ditando que o volume de uma unidade de gás é
                                                               inversamente proporcional à sua pressão, ou seja, conforme
         A revisão bibliográfica sobre o resgate aeromédico foi   a altitude aumenta e a pressão atmosférica é menor, as
         realizado através de literaturas médicas sobre o tema -   moléculas de gás afastam-se e o volume que esse gás ocupa
         livros físicos e digitais – e pela busca de artigos científicos   aumenta; o contrário ocorre conforme a altitude diminui,
         nas bases de dados da Scientific Electronic Library Online   e o resultado é a expansão e contração de gases dentro
         (SciELO), Biblioteca Virtual em Saúde, Google Scholar e   de espaços fechados, como o corpo humano e aparelhos
         Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da   médicos. As implicações clínicas a se ter em mente,
                                                                       14
         Saúde (Lilacs) publicados em português, espanhol e inglês   portanto, são lesões de compressão em uma descida, lesões
         de 1995 a 2022, utilizando-se como descritores: Medicina   de expansão como conversão de pneumotórax simples em
         Aeroespacial; Assistência Pré-Hospitalar; Serviços Médicos   pneumotórax hipertensivo em uma subida, hipóxia em
         de Emergência; HEMS. Foram selecionados 15 artigos    elevadas altitudes e, interferência em dispositivos médicos
         entre os encontrados. Além, foram utilizadas informações   como cuff laríngeo, ventiladores, tubos endotraqueais,
         públicas de órgãos governamentais encontradas na internet   tubos endovenosos, talas infláveis e bombas. 4
         e referenciadas, bem como livros-texto.
                                                               Conforme a altitude aumenta e o ar esfria, a quantidade
         O trabalho tem como objetivo principal elencar os principais   de humidade no ar também diminui significantemente,
         desafios encontrados no serviço de resgate aeromédico no   implicando na possibilidade de hipotermia em maiores
         Brasil e no mundo, as limitações e vantagens desse serviço   altitudes e desidratação. Para prevenir desidratação
         quando comparado ao resgate e transporte de vítimas por   durante o transporte aéreo, ingesta de fluidos (via oral ou
         via terrestre (ambulâncias), e analisar o potencial futuro do   intravenosa) deve ser monitorada com cuidado e todos os
         resgate aeromédico com base nas evoluções da aviação,   pacientes devem receber oxigênio umidificado. 15
         da medicina e do treinamento de profissionais médicos e
         tripulantes, contornando as limitações ainda presentes – de   Entre os fatores ambientais e físicos, observam-se a hipóxia
         forma a organizar e sintetizar informações sobre o tema   intermitente dependente da altitude do voo, o tempo
         para melhor elucidação das fragilidades atuais e avaliação   (meteorológico) e temperatura, o vento e turbulência, a
         da necessidade de complementação de estudos sobre o   complexidade da missão e o tempo de voo, o tipo do voo e
         tema com base em lacunas observadas.                  zonas de aterrissagem (rodovias, estradas, locais elevados,
                                                               florestas), o ruído e as vibrações da aeronave. 16
         FISIOLOGIA DO VOO E ESTRESSORES                       Já sobre os fatores psicológicos, esses são representados

                                                               principalmente pela interação com os pacientes e a
         Conhecimento acerca da fisiologia do voo é vital para   natureza imprevisível das missões de emergência. Alguns
         o entendimento dos efeitos do transporte médico aéreo   eventos como a morte ou injúria grave de crianças,
         nos  pilotos,  profissionais  médicos e pacientes. O   múltiplas vítimas, mortes traumáticas de um colega,
                                                       4
         ambiente aeroespacial leva a alterações orgânicas por   cuidado pré-  hospitalar prolongado e informações
         vários mecanismos diferentes relacionados à fisiologia   sobre acidentes com as aeronaves podem causar abalos
                                                               psicológicos significantes à tripulação. 16





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