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Santos M.W.
No exame clínico, as características que recomendam o comercial. Tais características são exemplificadas pela
uso da aeronave são: escala de trauma < 12; escala de urgência, imprevisibilidade, necessidade de voos a baixa
coma de Glasgow < 10; trauma penetrante de pelve, tórax, altitude, pousos e decolagens em áreas não preparadas e
pescoço ou crânio; pelve instável; amputação total ou desconhecidas, pressão autoimposta para o cumprimento
parcial de extremidades (exceto falanges); fratura bilateral da missão, participação de terceiros durante a operação,
de fêmur; lesões de coluna cervical e; grandes queimados – entre outras, denotando a importância da existência de
especialmente por inalação e sinais vitais instáveis (pressão programas e treinamentos específicos com o objetivo de
arterial sistólica < 90 mmHg, frequência respiratória < minimizar riscos. 18
10 ou > 35 incursões por minuto; frequência cardíaca
maior que 120 batimentos por minuto. Sobre as questões O risco de um acidente e incidente aeronáutico bem como
operacionais, recomendam-se o transporte aéreo quando a segurança do paciente são as principais preocupações
há: colisão a mais de 32 km/h; queda maior de seis metros; quando se considera o transporte aeromédico e, em
morte de um ocupante do veículo; local de difícil acesso; consequência, o resgate aeromédico.
tempo de transporte superior a 20 minutos, especialmente Para garantir imparcialidade, o piloto não deve
se tráfego de trânsito obstruído. 1 receber inicialmente informações sobre a condição
Nota-se que a decisão deve ser tomada em favor do do paciente ou acuidade. O piloto mantém o direito
paciente – avaliadas as contraindicações meteorológicas inquestionável de não aceitar uma missão devido
e de segurança ao voo. Assim, visto a necessidade do a considerações da aeronave ou climáticas. Essas
rápido deslocamento da unidade e a possibilidade de decisões não devem ser questionadas de qualquer
um helicóptero estar em voo em aproximadamente dois forma por administradores, demais tripulantes ou
minutos após a recepção do chamado de emergência, terceiros (WALLS, 2018)
informações além do local e natureza do caso podem e Nas operações aeromédicas, tratando-se de helicópteros -
devem ser recebidas durante o voo, minimizando a perda visto sua versatilidade e possibilidade de realizar decolagens
de tempo. Portanto, é esperado que haja um percentual de e aterrissagens em espaços relativamente pequenos sem
voos desnecessários, inerentes ao sistema de atendimento necessidade de pistas de pouso – as principais operações
pré-hospitalar. 18
realizadas são de resgate aeromédico. Além de permitir a
assistência no local, a aeronave proporciona a condução
SEGURANÇA DE VOO ágil e segura até um centro de referência preparado
para receber o paciente em questão. Porém, regras de
18
O uso de aeronaves para o transporte de pacientes segurança devem ser seguidas.
vem crescendo nos últimos anos no Brasil e, de forma
semelhante, tornando-se mais seguras com a utilização de Entre as regras gerais de segurança durante a operação com
técnicas que são aprimoradas e desenvolvidas através da helicópteros, notam-se algumas de elevada importância
experiência ao longo dos anos. 18 para a segurança do indivíduo, equipe, paciente e terceiros:
• Somente aproximar-se e afastar-se do helicóptero
As ambulâncias aéreas estão cada vez mais sendo utilizadas
no ambiente pré-hospitalar para realizar intervenções com o corpo levemente curvado para à frente, na
avançadas e transportar pacientes críticos ao cuidado área em que o piloto possa vê-lo, entre as 9 e 3 horas
definitivo mais rapidamente. Entretanto, a decisão para da aeronave (considerando-se o nariz a 12 horas e
solicitar um helicóptero médico é complexa devido a a cauda a 6 horas em um relógio), nunca indo em
considerações de segurança durante o voo e ao custo de direção ao rotor de cauda. O rotor de cauda é a
voo se comparado a ambulâncias terrestres. 19 parte mais perigosa da aeronave, pois está localizado
a baixa altura na maioria dos modelos, e, quando
A segurança deve ser a consideração dominante ao acionado, é praticamente invisível devido à sua alta
pesar riscos e benefícios do transporte aeromédico e os rotação, elevando o risco de trauma acidental;
profissionais médicos devem, bem como os pilotos e
demais tripulantes, ser proficientes em operações de rotina • Segurar objetos na altura da cintura, jamais na
e emergência dentro e ao redor da aeronave. 4 vertical ou acima da altura dos ombros – qualquer
objeto elevado pode ser atingido pelas pás do rotor
Mesmo com toda a confiabilidade, normas e regras presentes principal, com cuidado dobrado para o uso de macas
na aviação, o risco de acidentes e incidentes aeronáuticos portáteis e suportes de soro, esses últimos devendo
existe, particularmente nas operações aeromédicas, uma ser mantidos abaixo da altura dos ombros;
vez que características peculiares a essas missões as diferem
das demais operações da aviação geral civil, executiva ou
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