Page 34 - REBRAME - Revista Brasileira de Medicina de Emergência
P. 34

BRAZILIAN JOURNAL OF EMERGENCY MEDICINE   VOLUME 02 | NÚMERO 2 / 22-30


         Dentre aqueles que obtiveram um menor percentual de   Além disso, em diversos países, principalmente nos
         influência, destacou-se a oportunidade do usuário em   países em desenvolvimento, os setores de urgência e
         realizar reclamações 26,7% e o relacionamento entre   emergência são identificados como áreas deficientes e
         profissional e usuário 22,2%.                         problemáticas dentro do sistema de saúde, deste modo o
                                                               SAMU, como serviço ordenador da assistência nos casos
         Em concordância com os dados supracitados, consideram   de emergência, não se encontra fora dessa realidade. Os
         que a segurança demonstrada pela equipe está          profissionais atuantes nesses serviços vivenciam a falta
         diretamente relacionada ao uso de protocolos de       de materiais, falta de segurança, limitação financeira,
         atendimento da área de urgência e que a falta de      oferta insuficiente de capacitação para as equipes, além
         domínio destes protocolos proporciona insegurança a   dos fatores estressantes durante o processo de assistir as
         equipe que presta o atendimento à vítima influencia   vítimas em diferentes situações de agravo, sejam elas
         negativamente no indicador TR. Além disto, ao         clínicas e/ou traumáticas e todos estes fatores juntos
         discutirem  sobre  a  articulação multiprofissional   ou individualizados podem influenciar diretamente no
         dentro de um serviço de APH, os autores que esta      indicador TR 6;12 .
         articulação é de suma importância para a execução
         sincronizada de um processo de trabalho em equipe,
         sendo um indicador imprescindível para a qualidade    CONCLUSÃO
                      12
         da assistência .
                                                               Conclui-se que é fundamental a mensuração da qualidade
         Alguns autores  consideram que a ausência de          dos serviços de APH e que estas dependem de estratégias
                        13
          articulação entre os profissionais, prejudica a organização   desenvolvidas  pela  gestão  diária, monitorizada  com
          do atendimento, uma vez que este acontece baseado    o auxílio de indicadores, e sobretudo, envolvendo
          na interação entre a regulação e a equipe na cena    os profissionais que constituem a equipe do serviço.
          do evento. Quando a regulação consegue articular     Acredita-se que por meio do conhecimento dos resultados
          adequadamente às necessidades do usuário junto da    da  prática  realizada,  mediante a  adoção  de  boletins
          equipe intervencionista, esta por sua vez, ao chegar   mensais, implementação de um tempo máximo de
          à cena da ocorrência, consegue organizar-se melhor   espera do solicitante durante a chamada telefônica e a
          atender  a  necessidades  de  seu  cliente,  sente-se  mais   incorporação de indicadores de resultados, favoreçam aos
          segura e amparada na situação. Quando a comunicação   servidores e gestores um envolvimento mútuo na tomada
          é prejudicada ou insuficiente, há uma fragilidade na   de decisões para a melhoria dos resultados oriundos do
          execução do cuidado, favorecendo o aumento do        serviço.
          indicador tempo resposta.
                                                               Ao avaliar os fatores que influenciam no tempo resposta
          A avaliação da assistência, por meio de indicadores de   associados com a estrutura, processo e resultado
          qualidade, é útil para o diagnóstico, para a definição de   assistencial, fica evidente que os esforços para a melhorar
          metas e o planejamento de atividades. Os indicadores   o indicador TR dependem de todos: trabalhadores com
          devem ser uma ferramenta utilizada para comparar     suas atribuições individuais e dos gestores responsáveis
          resultados e promover modificações, visto que retratam   pela estruturação e planejamento do SAMU 192 Piripiri
          uma evidência dos resultados assistenciais, além de   assim como pela articulação com os demais serviços da
          melhorarem o entendimento do processo de trabalho,   cidade que ajudem a conferir ao serviço a qualidade e a
          assim como proporcionam direção e melhoria no        rapidez que este necessita no desenvolvimento de suas
                                              14
          gerenciamento de boas práticas de cuidado .          ações.
         O item qualificação profissional é reforçado por um   Entende-se que mesmo reconhecendo a necessidade
         estudo americano que considera o desenvolvimento      de arranjos governamentais, técnicos e políticos, a
         de uma cultura de segurança e preparação para         implementação de uma central de regulação de urgência
         emergências, confirmando a necessidade de programar   no município seria uma estratégia relevante para otimizar
         núcleos internos específicos para a educação permanente   o fluxo, a capacidade da resposta e deste modo contribuir
         dos profissionais que atuam em serviços de emergência.   para a melhoria da qualidade do serviço. No entanto, para
         Núcleos estes que devem responsabilizar-se pela       uma fluência e adequado funcionamento desta central,
         disseminação de informações e atualizações no tocante   nota-se que ela também é um fator de dependência
         da urgência e emergência, uma vez que os protocolos   dos profissionais envolvidos, dependente do recurso da
         são dinâmicos e estão em constante construção,        comunicação e uma boa relação interpessoal entre a
         validação e avaliação .                               equipe.
                             14





          29 |  REBRAME | REVISTA BRASILEIRA DE MEDICINA DE EMERGÊNCIA
   29   30   31   32   33   34   35   36   37   38   39