Page 34 - REBRAME - Revista Brasileira de Medicina de Emergência
P. 34
BRAZILIAN JOURNAL OF EMERGENCY MEDICINE VOLUME 02 | NÚMERO 2 / 22-30
Dentre aqueles que obtiveram um menor percentual de Além disso, em diversos países, principalmente nos
influência, destacou-se a oportunidade do usuário em países em desenvolvimento, os setores de urgência e
realizar reclamações 26,7% e o relacionamento entre emergência são identificados como áreas deficientes e
profissional e usuário 22,2%. problemáticas dentro do sistema de saúde, deste modo o
SAMU, como serviço ordenador da assistência nos casos
Em concordância com os dados supracitados, consideram de emergência, não se encontra fora dessa realidade. Os
que a segurança demonstrada pela equipe está profissionais atuantes nesses serviços vivenciam a falta
diretamente relacionada ao uso de protocolos de de materiais, falta de segurança, limitação financeira,
atendimento da área de urgência e que a falta de oferta insuficiente de capacitação para as equipes, além
domínio destes protocolos proporciona insegurança a dos fatores estressantes durante o processo de assistir as
equipe que presta o atendimento à vítima influencia vítimas em diferentes situações de agravo, sejam elas
negativamente no indicador TR. Além disto, ao clínicas e/ou traumáticas e todos estes fatores juntos
discutirem sobre a articulação multiprofissional ou individualizados podem influenciar diretamente no
dentro de um serviço de APH, os autores que esta indicador TR 6;12 .
articulação é de suma importância para a execução
sincronizada de um processo de trabalho em equipe,
sendo um indicador imprescindível para a qualidade CONCLUSÃO
12
da assistência .
Conclui-se que é fundamental a mensuração da qualidade
Alguns autores consideram que a ausência de dos serviços de APH e que estas dependem de estratégias
13
articulação entre os profissionais, prejudica a organização desenvolvidas pela gestão diária, monitorizada com
do atendimento, uma vez que este acontece baseado o auxílio de indicadores, e sobretudo, envolvendo
na interação entre a regulação e a equipe na cena os profissionais que constituem a equipe do serviço.
do evento. Quando a regulação consegue articular Acredita-se que por meio do conhecimento dos resultados
adequadamente às necessidades do usuário junto da da prática realizada, mediante a adoção de boletins
equipe intervencionista, esta por sua vez, ao chegar mensais, implementação de um tempo máximo de
à cena da ocorrência, consegue organizar-se melhor espera do solicitante durante a chamada telefônica e a
atender a necessidades de seu cliente, sente-se mais incorporação de indicadores de resultados, favoreçam aos
segura e amparada na situação. Quando a comunicação servidores e gestores um envolvimento mútuo na tomada
é prejudicada ou insuficiente, há uma fragilidade na de decisões para a melhoria dos resultados oriundos do
execução do cuidado, favorecendo o aumento do serviço.
indicador tempo resposta.
Ao avaliar os fatores que influenciam no tempo resposta
A avaliação da assistência, por meio de indicadores de associados com a estrutura, processo e resultado
qualidade, é útil para o diagnóstico, para a definição de assistencial, fica evidente que os esforços para a melhorar
metas e o planejamento de atividades. Os indicadores o indicador TR dependem de todos: trabalhadores com
devem ser uma ferramenta utilizada para comparar suas atribuições individuais e dos gestores responsáveis
resultados e promover modificações, visto que retratam pela estruturação e planejamento do SAMU 192 Piripiri
uma evidência dos resultados assistenciais, além de assim como pela articulação com os demais serviços da
melhorarem o entendimento do processo de trabalho, cidade que ajudem a conferir ao serviço a qualidade e a
assim como proporcionam direção e melhoria no rapidez que este necessita no desenvolvimento de suas
14
gerenciamento de boas práticas de cuidado . ações.
O item qualificação profissional é reforçado por um Entende-se que mesmo reconhecendo a necessidade
estudo americano que considera o desenvolvimento de arranjos governamentais, técnicos e políticos, a
de uma cultura de segurança e preparação para implementação de uma central de regulação de urgência
emergências, confirmando a necessidade de programar no município seria uma estratégia relevante para otimizar
núcleos internos específicos para a educação permanente o fluxo, a capacidade da resposta e deste modo contribuir
dos profissionais que atuam em serviços de emergência. para a melhoria da qualidade do serviço. No entanto, para
Núcleos estes que devem responsabilizar-se pela uma fluência e adequado funcionamento desta central,
disseminação de informações e atualizações no tocante nota-se que ela também é um fator de dependência
da urgência e emergência, uma vez que os protocolos dos profissionais envolvidos, dependente do recurso da
são dinâmicos e estão em constante construção, comunicação e uma boa relação interpessoal entre a
validação e avaliação . equipe.
14
29 | REBRAME | REVISTA BRASILEIRA DE MEDICINA DE EMERGÊNCIA