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de Lima B.D.S. et al.

         DISCUSSÃO                                             A central de regulação foi apontada pelos participantes
                                                               como o segundo fator de mais influência no tempo
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         Corroborando com os achados relacionados a caracterização   resposta. Um estudo  afirma que a regulação do SAMU
         do perfil dos participantes da pesquisa, um estudo com   é um aspecto crítico para o seu desempenho e enfatiza
         os profissionais do SAMU Polo I/CE, do estado do Ceará,   que o ato de regular é privilégio do profissional médico,
         abordou trinta profissionais ao todo, sendo que dezenove   altamente dependente das condições estruturais
         deles do sexo masculino (63,3%) e onze do sexo feminino   das centrais de regulação e do seu conhecimento e
         (36,7%). A faixa etária média ficou em torno de vinte e   capacidade de mobilização dos recursos e regras cabíveis.
         oito anos de idade. Todos já possuíam experiência na área   Uma questão fundamental é o ponto de vista divergente
         de saúde, com uma média de 13 anos, seja no ambiente   de urgência entre o MR e o paciente. As portarias
         hospitalar ou mesmo no serviço móvel de urgência.     existentes até o momento são inovadoras ao admitirem
         Constatou-se que, do total entrevistado, o tempo médio   que as opiniões de MR e cliente são divergentes e reais.
         de trabalho no SAMU é de 03 (três) anos .
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                                                               Um estudo realizado em um serviço de APH da região
         A premência em avaliar os aspectos estruturais dos serviços   sudeste, identificou que, quando há acúmulo de ligações,
         de APH, é reforçada por outros estudos que salientam   aparecem na tela dos MR uma listagem das queixas
         que o conforto dentro das ambulâncias e a estrutura   atendidas pelas (os) TARM’s. As consideradas “bobagens”
         física em geral, são características passíveis de constantes   pelos MR podem ser adiadas e ficam maior o tempo de
         avaliações, pois possuem grande influência na dinâmica da   espera. Alguns profissionais fazem a seleção dos casos que
         estabilização da saúde do paciente que se encontra dentro   querem atender, colocando algumas ligações em espera.
         da ambulância. Além disso, a disposição dos espaços no   O autor defende que se trata de um novo tipo de fila de
         interior da ambulância, tem impacto direto no que diz   espera não presencial em que os motivos de seleção de
         respeito a qualidade do atendimento e a segurança do   prioridades (ou de preconceitos) são demonstrados em um
         cliente. Outro fator a ser destacado, é o armazenamento   espaço de atendimento às urgências, com suas próprias
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         seguro dos insumos e equipamentos internos, uma vez   estratégias de recusa .
         que estes afetam eficiência e a segurança da prestação   A regulação médica é uma prática relativamente recente
         de cuidados de urgência e emergência, pois falhas nestes   no Brasil e traduz-se em uma das múltiplas facetas da arte
         fatores podem ser passíveis de acidentes de trabalho .  do cuidar. É importante destacar que este serviço impõe
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         Os aspectos ora apresentados, em muito fazem alusão a   uma gama de desafios ao profissional que está a frente,
         interação entre gestores e o serviço. Um estudo , salienta-  constituindo-se numa tarefa difícil. Esta atividade além de
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         se que é imprescindível a interação entre os gestores,   requerer um profissionalismo exigente, também carece
         equipe multiprofissional e população para superar os   de um intenso sentimento de solidariedade, de espírito de
         entraves e assegurar que o serviço prestado seja de   parceria entre a rede de atenção, de um saber profissional
         qualidade tanto para a equipe de profissionais envolvidos   ético rigorosos e do saber relacional. O cuidado requerido
         nos atendimentos, como para os solicitantes, pois fatores   neste serviço, destina-se a uma pessoa que não está à
         como a insatisfação com a gestão, dificuldades com a   frente do profissional médico, mas ao telefone e que
         central de regulação, ausência de periodicidade nas   necessita dele para que suas urgência ou emergência sejam
         manutenções das ambulâncias, dentre outros, podem     compreendidas e tenham algum tipo de resposta, mediada
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         interferir negativamente na qualidade do serviço prestado.  com agilidade, eficiência, segurança e humanidade .
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         O acesso aos serviços de saúde foi o fator relacionado ao   que visa mudar a assistência ao usuário nos serviços
         processo mais apontado pelos participantes da pesquisa   de saúde públicos do Brasil, melhorando a qualidade
         como influenciador no tempo resposta, em sustentação   e a eficácia dos atendimentos prestados, o SUS criou
         aos achados da pesquisa. Alguns autores  afirmam que   a Política Nacional de Humanização (PNH) que traz
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          a simples oferta de serviços de saúde não é o suficiente.   a humanização como sendo propiciar o acesso, o
          A população em geral, deve ser devidamente orientada   acolhimento com classificação de risco nas situações
          quanto à sua responsabilidade para utilizá-lo. Além da   de urgência, a privacidade e as orientações sobre a
          população, a rede de serviços de saúde, também carece de   assistência e estado de saúde do usuário .
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          atenção, uma vez que esta aciona e é acionada pelo SAMU,
          e muitas vezes essa interação ocorre de modo conflituoso,   Os resultados permitiram observar que a segurança
          sendo passível de estresse e desafetos, prejudicando   do paciente 93,3%, a articulação profissional 91,1%
          diretamente a dinâmica do serviço, a assistência ao cliente   e a gravidade do paciente 88,9% foram os mais
          e influenciando diretamente no TR como indicador de   destacados como sendo determinantes para o
          qualidade do serviço.                                alcance de um melhor indicador tempo resposta.




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