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de Lima B.D.S. et al.
DISCUSSÃO A central de regulação foi apontada pelos participantes
como o segundo fator de mais influência no tempo
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Corroborando com os achados relacionados a caracterização resposta. Um estudo afirma que a regulação do SAMU
do perfil dos participantes da pesquisa, um estudo com é um aspecto crítico para o seu desempenho e enfatiza
os profissionais do SAMU Polo I/CE, do estado do Ceará, que o ato de regular é privilégio do profissional médico,
abordou trinta profissionais ao todo, sendo que dezenove altamente dependente das condições estruturais
deles do sexo masculino (63,3%) e onze do sexo feminino das centrais de regulação e do seu conhecimento e
(36,7%). A faixa etária média ficou em torno de vinte e capacidade de mobilização dos recursos e regras cabíveis.
oito anos de idade. Todos já possuíam experiência na área Uma questão fundamental é o ponto de vista divergente
de saúde, com uma média de 13 anos, seja no ambiente de urgência entre o MR e o paciente. As portarias
hospitalar ou mesmo no serviço móvel de urgência. existentes até o momento são inovadoras ao admitirem
Constatou-se que, do total entrevistado, o tempo médio que as opiniões de MR e cliente são divergentes e reais.
de trabalho no SAMU é de 03 (três) anos .
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Um estudo realizado em um serviço de APH da região
A premência em avaliar os aspectos estruturais dos serviços sudeste, identificou que, quando há acúmulo de ligações,
de APH, é reforçada por outros estudos que salientam aparecem na tela dos MR uma listagem das queixas
que o conforto dentro das ambulâncias e a estrutura atendidas pelas (os) TARM’s. As consideradas “bobagens”
física em geral, são características passíveis de constantes pelos MR podem ser adiadas e ficam maior o tempo de
avaliações, pois possuem grande influência na dinâmica da espera. Alguns profissionais fazem a seleção dos casos que
estabilização da saúde do paciente que se encontra dentro querem atender, colocando algumas ligações em espera.
da ambulância. Além disso, a disposição dos espaços no O autor defende que se trata de um novo tipo de fila de
interior da ambulância, tem impacto direto no que diz espera não presencial em que os motivos de seleção de
respeito a qualidade do atendimento e a segurança do prioridades (ou de preconceitos) são demonstrados em um
cliente. Outro fator a ser destacado, é o armazenamento espaço de atendimento às urgências, com suas próprias
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seguro dos insumos e equipamentos internos, uma vez estratégias de recusa .
que estes afetam eficiência e a segurança da prestação A regulação médica é uma prática relativamente recente
de cuidados de urgência e emergência, pois falhas nestes no Brasil e traduz-se em uma das múltiplas facetas da arte
fatores podem ser passíveis de acidentes de trabalho . do cuidar. É importante destacar que este serviço impõe
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Os aspectos ora apresentados, em muito fazem alusão a uma gama de desafios ao profissional que está a frente,
interação entre gestores e o serviço. Um estudo , salienta- constituindo-se numa tarefa difícil. Esta atividade além de
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se que é imprescindível a interação entre os gestores, requerer um profissionalismo exigente, também carece
equipe multiprofissional e população para superar os de um intenso sentimento de solidariedade, de espírito de
entraves e assegurar que o serviço prestado seja de parceria entre a rede de atenção, de um saber profissional
qualidade tanto para a equipe de profissionais envolvidos ético rigorosos e do saber relacional. O cuidado requerido
nos atendimentos, como para os solicitantes, pois fatores neste serviço, destina-se a uma pessoa que não está à
como a insatisfação com a gestão, dificuldades com a frente do profissional médico, mas ao telefone e que
central de regulação, ausência de periodicidade nas necessita dele para que suas urgência ou emergência sejam
manutenções das ambulâncias, dentre outros, podem compreendidas e tenham algum tipo de resposta, mediada
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interferir negativamente na qualidade do serviço prestado. com agilidade, eficiência, segurança e humanidade .
No intuito de propor um conjunto de ações integradas
O acesso aos serviços de saúde foi o fator relacionado ao que visa mudar a assistência ao usuário nos serviços
processo mais apontado pelos participantes da pesquisa de saúde públicos do Brasil, melhorando a qualidade
como influenciador no tempo resposta, em sustentação e a eficácia dos atendimentos prestados, o SUS criou
aos achados da pesquisa. Alguns autores afirmam que a Política Nacional de Humanização (PNH) que traz
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a simples oferta de serviços de saúde não é o suficiente. a humanização como sendo propiciar o acesso, o
A população em geral, deve ser devidamente orientada acolhimento com classificação de risco nas situações
quanto à sua responsabilidade para utilizá-lo. Além da de urgência, a privacidade e as orientações sobre a
população, a rede de serviços de saúde, também carece de assistência e estado de saúde do usuário .
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atenção, uma vez que esta aciona e é acionada pelo SAMU,
e muitas vezes essa interação ocorre de modo conflituoso, Os resultados permitiram observar que a segurança
sendo passível de estresse e desafetos, prejudicando do paciente 93,3%, a articulação profissional 91,1%
diretamente a dinâmica do serviço, a assistência ao cliente e a gravidade do paciente 88,9% foram os mais
e influenciando diretamente no TR como indicador de destacados como sendo determinantes para o
qualidade do serviço. alcance de um melhor indicador tempo resposta.
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