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BRAZILIAN JOURNAL OF EMERGENCY MEDICINE   VOLUME 02 | NÚMERO 2 / 22-30

         INTRODUÇÃO                                            Mensurar o desempenho dos serviços de Atendimento
                                                               Pré-Hospitalar (APH) permite que seja feita uma
         A avaliação dos serviços em saúde traduz-se como um   avaliação de como está sendo a utilização dos recursos
         importante elemento para o planejamento e gestão de   a eles destinados e o impacto dessa utilização para a
         sistemas e serviços em saúde. Não se resume apenas no   sobrevivência dos pacientes. Diante disso, o presente
         propósito de mensurar a efetividade de intervenções e uso   estudo objetivou analisar os fatores que interferem no
         eficiente dos recursos, e sim para a satisfação da população   tempo resposta nas diferentes etapas do atendimento do
         que utiliza o sistema, a partir da consequente distribuição   SAMU.
         equitativa das intervenções .
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                                                               MÉTODO
         A verificação da qualidade da  assistência deve ser
         verificada em três aspectos distintos e complementares: a
         estrutura, o processo e o resultado assistencial. A estrutura   Este estudo concerniu em uma estratégia de pesquisa de
         implica nas características relativamente estáveis e seus   campo quantitativa, longitudinal e retrospectiva.
         provedores, os recursos e os instrumentos, tais como   O estudo foi realizado no SAMU da cidade de Piripiri,
         às circunstâncias físicas e organizacionais que ocorre o   visto como o componente pré-hospitalar do município
         cuidado. O processo implica na dinâmica da assistência,   supracitado. A cidade de Piripiri está localizada no
         oriunda das inter-relações entre quem oferece o cuidado e   estado do Piauí, no qual possui 30 bairros oficializados
         quem o recebe. O resultado é o produto da assistência   e de acordo com último censo realizado pelo Instituto
         prestada. Como resultados pode-se inferir as mudanças   Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2010,
         relacionadas ao comportamento e conhecimento,         compreende a população de 61.834 habitantes, estando
         sobretudo à satisfação do usuário em decorrência ao   localizada no entroncamento da BR-343, permitindo
         cuidado ofertado .                                    acesso para a capital (Teresina), pelo seu lado oeste,
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         Avaliar de modo sistemático a qualidade dos serviços de   a uma distância de 165km e para o litoral piauiense
         saúde no Brasil significa um desafio de diferentes proporções.   (Parnaíba), em seu lado norte, a uma distância de
         Fomentar a cultura de processos avaliativos nos serviços   173km, sendo estas as maiores distâncias percorridas
         de urgência implica em esforços e diferentes discussões   em ocorrências pelo serviço em questão na natureza de
         no tocante das necessidades dessa estratégia. Quando o   transferências para os serviços de maiores complexidades
         assunto passa a ser o SAMU, em detrimento as diferenças   e especializados.
         regionais e as brechas existentes quanto a conceitos e normas   O SAMU Piripiri, atualmente executa suas atividades de
         operacionais, o desafio torna-se ainda mais difícil .  intervenção em urgência e emergência sob regulação da
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         Os indicadores de qualidade nos serviços de urgência   Central de Regulação de Urgência (CRU) do município
         são divididos em: indicadores de demanda e indicadores   de Teresina-Pi. Para que tal fato ocorra, existe um acordo
         de qualidade das atividades. Os indicadores referentes   firmado entre as instâncias municipais, por meio de
         a demanda implicam na quantificação das solicitações   contrato de prestação de serviços, no qual o usuário, ao
         de atendimentos realizados nos serviços de urgência,   necessitar acionar o SAMU Piripiri, realiza a chamada
         sendo chamados também de indicadores de quantidade.   por meio do número nacional 192 e sua solicitação é
         Estes possibilitam a avaliação do uso dos recursos de   atendida na CRU, na qual estipula que o solicitante
         assistência e oferecem subsídios para que seja feita o   deve ser atendimento no menor tempo possível, porém
         comparativo entre as dos outros serviços de urgência.   não estabelece o tempo máximo de espera para o
         Em contrapartida, os indicadores de qualidade das     atendimento da ligação ao 192.
         atividades assumem duas vertentes: os de processo     O  momento  aplicado  aos  participantes  da  pesquisa
         e  os  de  resultado.  Os  indicadores  que  avaliam  a   foi idealizado com o uso da calculadora  online de
         qualidade de processo são aqueles que quantificam     tamanho amostral Survey Monkey um quantitativo de 45
         os  padrões  qualitativos  do  método  de  assistência  às   profissionais, admitindo-se um intervalo de confiança de
         urgências, mensuram o funcionamento destas atividades   95%, um erro amostral de 5% (p≤0,05) e uma população
         do ponto vista organizacional e da qualidade dos      finita escolhidos aleatoriamente dentre os 88 profissionais
         processos,  a  exemplo:  o  tempo  de  permanência  na   que prestam atendimento as ocorrências.
         unidade de urgência. No que se refere aos indicadores
         de resultado, estes regulam o produto das atividades   Foram incluídos na pesquisa, os profissionais envolvidos
         de assistência, informam a qualidade e a capacidade   em cada etapa do atendimento das ocorrências: Telefonista
         técnica e resolutiva dos serviços, tais como os índices   Auxiliar de Regulação Médica (TARM), Médico Regulador
         de internações e mortalidade .                        (MR), Rádio Operador (RO), médicos emergencistas,
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