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BRAZILIAN JOURNAL OF EMERGENCY MEDICINE VOLUME 02 | NÚMERO 2 / 22-30
INTRODUÇÃO Mensurar o desempenho dos serviços de Atendimento
Pré-Hospitalar (APH) permite que seja feita uma
A avaliação dos serviços em saúde traduz-se como um avaliação de como está sendo a utilização dos recursos
importante elemento para o planejamento e gestão de a eles destinados e o impacto dessa utilização para a
sistemas e serviços em saúde. Não se resume apenas no sobrevivência dos pacientes. Diante disso, o presente
propósito de mensurar a efetividade de intervenções e uso estudo objetivou analisar os fatores que interferem no
eficiente dos recursos, e sim para a satisfação da população tempo resposta nas diferentes etapas do atendimento do
que utiliza o sistema, a partir da consequente distribuição SAMU.
equitativa das intervenções .
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MÉTODO
A verificação da qualidade da assistência deve ser
verificada em três aspectos distintos e complementares: a
estrutura, o processo e o resultado assistencial. A estrutura Este estudo concerniu em uma estratégia de pesquisa de
implica nas características relativamente estáveis e seus campo quantitativa, longitudinal e retrospectiva.
provedores, os recursos e os instrumentos, tais como O estudo foi realizado no SAMU da cidade de Piripiri,
às circunstâncias físicas e organizacionais que ocorre o visto como o componente pré-hospitalar do município
cuidado. O processo implica na dinâmica da assistência, supracitado. A cidade de Piripiri está localizada no
oriunda das inter-relações entre quem oferece o cuidado e estado do Piauí, no qual possui 30 bairros oficializados
quem o recebe. O resultado é o produto da assistência e de acordo com último censo realizado pelo Instituto
prestada. Como resultados pode-se inferir as mudanças Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2010,
relacionadas ao comportamento e conhecimento, compreende a população de 61.834 habitantes, estando
sobretudo à satisfação do usuário em decorrência ao localizada no entroncamento da BR-343, permitindo
cuidado ofertado . acesso para a capital (Teresina), pelo seu lado oeste,
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Avaliar de modo sistemático a qualidade dos serviços de a uma distância de 165km e para o litoral piauiense
saúde no Brasil significa um desafio de diferentes proporções. (Parnaíba), em seu lado norte, a uma distância de
Fomentar a cultura de processos avaliativos nos serviços 173km, sendo estas as maiores distâncias percorridas
de urgência implica em esforços e diferentes discussões em ocorrências pelo serviço em questão na natureza de
no tocante das necessidades dessa estratégia. Quando o transferências para os serviços de maiores complexidades
assunto passa a ser o SAMU, em detrimento as diferenças e especializados.
regionais e as brechas existentes quanto a conceitos e normas O SAMU Piripiri, atualmente executa suas atividades de
operacionais, o desafio torna-se ainda mais difícil . intervenção em urgência e emergência sob regulação da
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Os indicadores de qualidade nos serviços de urgência Central de Regulação de Urgência (CRU) do município
são divididos em: indicadores de demanda e indicadores de Teresina-Pi. Para que tal fato ocorra, existe um acordo
de qualidade das atividades. Os indicadores referentes firmado entre as instâncias municipais, por meio de
a demanda implicam na quantificação das solicitações contrato de prestação de serviços, no qual o usuário, ao
de atendimentos realizados nos serviços de urgência, necessitar acionar o SAMU Piripiri, realiza a chamada
sendo chamados também de indicadores de quantidade. por meio do número nacional 192 e sua solicitação é
Estes possibilitam a avaliação do uso dos recursos de atendida na CRU, na qual estipula que o solicitante
assistência e oferecem subsídios para que seja feita o deve ser atendimento no menor tempo possível, porém
comparativo entre as dos outros serviços de urgência. não estabelece o tempo máximo de espera para o
Em contrapartida, os indicadores de qualidade das atendimento da ligação ao 192.
atividades assumem duas vertentes: os de processo O momento aplicado aos participantes da pesquisa
e os de resultado. Os indicadores que avaliam a foi idealizado com o uso da calculadora online de
qualidade de processo são aqueles que quantificam tamanho amostral Survey Monkey um quantitativo de 45
os padrões qualitativos do método de assistência às profissionais, admitindo-se um intervalo de confiança de
urgências, mensuram o funcionamento destas atividades 95%, um erro amostral de 5% (p≤0,05) e uma população
do ponto vista organizacional e da qualidade dos finita escolhidos aleatoriamente dentre os 88 profissionais
processos, a exemplo: o tempo de permanência na que prestam atendimento as ocorrências.
unidade de urgência. No que se refere aos indicadores
de resultado, estes regulam o produto das atividades Foram incluídos na pesquisa, os profissionais envolvidos
de assistência, informam a qualidade e a capacidade em cada etapa do atendimento das ocorrências: Telefonista
técnica e resolutiva dos serviços, tais como os índices Auxiliar de Regulação Médica (TARM), Médico Regulador
de internações e mortalidade . (MR), Rádio Operador (RO), médicos emergencistas,
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