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BRAZILIAN JOURNAL OF EMERGENCY MEDICINE   VOLUME 01  /  4-8

         INTRODUÇÃO                                            procedimento. Logo, quando o residente se sentirá seguro
                                                               para ter autonomia de tomada de algumas decisões?
         Em 2015 a Medicina de Emergência (ME) foi reconhecida   Desde os anos 2000 a simulação vem crescendo e sendo
         como especialidade médica no Brasil e em 2016 foram   incorporada nos programas de residência de medicina
         abertos os primeiros programas oficiais de residência   de emergência e terapia intensiva. Muitos estudos
         médica na área. Desde então, tem-se discutido como deve   têm contribuído, somando evidências do benefício
         ser a formação deste profissional. Apesar desse recente   da simulação para a formação dos emergencistas. O
         reconhecimento da especialidade no Brasil, programas de   benefício abarca variados cenários, como trabalho em
         residência em ME já existem há décadas em outros países,   unidade de terapia intensiva, treinamento focado em
         como os Estados Unidos, ou mesmo países muito menos   procedimentos de alto risco, abordagem ao trauma, à
         populosos como Islândia (BALDURSSON et al., 2018).
                                                               parada cardiorrespiratória ou até o desempenho idealizado
         Segundo a Matriz de Competências em Medicina de       para trabalho em equipe. Além disso, as modalidades de
         Emergência estabelecida pela Associação Brasileira de   simulação podem variar, desde mais modestas instalações,
         Medicina de Emergência (ABRAMEDE) são esperadas, para   até ambientes e equipamentos com tecnologia de ponta
         a formação do emergencista, diversas habilidades. Essas   e alta fidelidade à realidade (OKUDA et al., 2008;
         aptidões são contempladas por organizações internacionais,   SCHROEDL et al., 2012).
         como observado no documento da canadense  Royal       Medicina de emergência implica em tomada de decisões,
         College, intitulado Entrustable Professional Activity (EPA)   para isso o profissional deve estar apto a colher o maior
         Guide para Medicina de Emergência, um guia com        número de informações. Alguns elementos, em casos
         orientações para atividade confiável do profissional dessa   reais, nem sempre estão disponíveis em tempo hábil para
         área (EMERGENCY MEDICINE SPECIALTY COMMITTEE,         aprendizado na prática. Partindo-se dessa premissa, emerge
         2017).
                                                               a necessidade de um mindset específico, contemplando
         O Emergency Medicine Specialty Committee (2017) reforça   protocolos assistenciais tempo-dependentes e de um
         a formação dos emergencistas dentro de um programa    treinamento passível de padronização e controle. Como
         de residência baseado em matriz de competências e não   possível solução, tem-se a realização de treinamento com
         apenas no tempo de formação. Busca-se embasamento     simulação em ME (DA SILVA, 2013; CHAKRAVARTHY et
         em resultados e não apenas nos processos, indo além das   al., 2011).
         competências individuais para o trabalho que deve ser   Para se atuar na emergência e executar tomada de
         realizado. O guia EPA é um conjunto de competências   decisões, exige-se treinamento de habilidades cognitivas
         e habilidades desenvolvidas em níveis progressivos de   (conhecimento), habilidades práticas e habilidades
         complexidade até que se adquira a autonomia esperada   comportamentais. Diferentes indivíduos podem demandar
         pelo especialista.
                                                               um distinto número de procedimentos e experiências
         Entre as aptidões preconizadas pelos documentos, como o   para dominar essas aptidões, fazendo-se necessária a
         guia EPA ou a matriz estabelecida pela ABRAMEDE, pode-  possibilidade de se ter um ambiente de prática controlado.
         se destacar habilidades cognitivas, habilidades técnicas e   O que não se pode esperar de todos os serviços de
         habilidades comportamentais a serem adquiridas ao longo   assistência ao paciente. A simulação como recurso e
         dos anos de residência. Pode-se enumerar mais de 120   metodologia de ensino vem se tornando uma importante
         competências, entre manejo de patologias, procedimentos   ferramenta para preencher essa lacuna (BINSTADT et al.,
         e comportamentos a serem desenvolvidos durante o      2007; FRITZ et al., 2008).
         programa de residência em ME (BOND  et al., 2008;
         EMERGENCY MEDICINE SPECIALTY COMMITTEE, 2017).        SIMULAÇÃO COMO RECURSO DE APOIO NA
                                                               FORMAÇÃO
         RATIONALE
                                                               De acordo com McLaughlin et al. (2008), a simulação
         Estipulada a demanda em relação às habilidades esperadas   é uma metodologia de ensino antiga, mas que vem se
         do profissional especialista em ME, pergunta-se: será   aperfeiçoando e crescendo ao longo dos anos. Desde a
         possível, em todos os programas de residência, a aquisição   década de 60 a Medicina de Emergência vem utilizando
         dessas competências? Ao passar por um determinado     essa ferramenta, seja durante treinamentos na graduação,
         estágio, o residente pode ou não ser exposto a uma    seja em programas de pós-graduação. Desde 1999 a
         situação importante para sua formação. Nem sempre o   Accreditation Council for Graduate Medical Education
         residente terá a oportunidade de realizar determinado   (ACGME) em parceria com o American Board of Medical





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