Residências em Medicina de Emergência

  • Residência de Medicina de Emergência do Hospital de Pronto Socorro João XXIII / FHEMIG - Belo Horizonte - MG
  • Conhecido como um dos maiores centros de trauma da América Latina, o Hospital João XXIII em Belo Horizonte, bem como a rede ampliada da FHEMIG (Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais) contam agora com a Residência de Medicina de Emergência, curso credenciado pelo MEC/CNRM e com entrada pelo PSU.

    O programa inclui conteúdo teórico e prático para a capacitação do residente nas diversas áreas da especialidade, tornando o aprendizado dinâmico e amplo. Conta com estágios em vários setores: pré-hospitalar, trauma, ortopedia, cirurgia plástica reconstrutora, queimados, toxicologia, clínica médica, neurologia, pediatria, ginecologia e obstetrícia, psiquiatria, otorrinolaringologia, oftalmologia, CTI, cuidados paliativo, simulação Realística e cursos de Life Support, gestão em urgência, imagem, dentre outros.

    Inicio: Março 2020
    Número de residentes: 8
    Período: 3 anos
    Coordenador: Armando Pinto Monteiro Neto
    Supervisora: Patrícia Drumond Ciruffo
    Endereço: Hospital de Pronto Socorro João XXIII, Avenida Alfredo Balena, 400, Santa Efigênia, Belo Horizonte, MG

    Reuniões científicas, Clube de Revista e Aulas Teóricas ocorrem às segundas-feiras


  • Residência em Medicina de Emergência da Escola de Saúde Pública do Ceará
  • Tendo iniciado suas atividades em 2008, a Residência de Medicina de Emergência do Ceará é um dos mais tradicionais Programas de Residência do país, com Preceptoria composta exclusivamente por Emergencistas de formação, treinamento em Ultrassom Point-of-Care integrado em toda a programação e rodízios organizados de modo a formar um Emergencista proficiente em atendimento ao Trauma e Emergências Clínicas além de Pediatria e Gineco-Obstetrícia. Oferece 6 vagas e tem como base o Hospital do Coração de Messejana.


  • Residência em Medicina de Emergência MULTIVIX
  • Programa de residência médica autorizado pelo MEC/CNRM, ofertado pela Faculdade Brasileira / MULTIVIX. Tem como principal local de ensino o Hospital Estadual Jayme Santos Neves, que vem a ser o maior hospital do ES, com emergência aberta ao público, 100% SUS, e referência estadual para diversas enfermidades, como traumas, queimados, pacientes clínicos graves, gestação de alto risco, entre outras. Oferece duas vagas por ano e conta, além do HEJSN, com convênios com o Hospital Evangelico de Vila Velha (referência estadual em cardiologia) e também com outras unidades de saúde, bem como com a Prefeitura de Vitória.


  • Residência Montes Claros
  • Residência de Medicina de Emergência da Santa Casa de Montes Claros Hospital Nossa Senhora das Mercês de Montes Claros
    Data de início : Marco de 2019
    Coordenador do Programa : Dr Luiz Ernani Meira Junior
    Residentes:
    1 - Antonio José Marinho Cedrim Filho
    2 - Daniela Santos Silveira Queiroz
    3 - Maria Célia Lima Carreiro
    4 - Tamara Carvalho Vasconcelos
    5 - Maria Cecília Ferreira Rocha
    6 - Arley Gomes Lopes


  • Programa de Residência Médica (PRM) em Medicina de Emergência do Hospital das Clínicas (HC) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • O PRM do Hospital das Clínicas da UFMG iniciou seu programa em 2016 e conta com 10 vagas por ano. Os residentes de Emergência realizam estágios no Pronto Socorro do Hospital das Clínicas, no Hospital Risoleta Tolentino Neves da UFMG, mas também no Hospital João XXIII, o maior hospital de Trauma da América Latina. O estágio pré-hospitalar é realizado no SAMU de Belo Horizonte.


  • Residência Médica em Medicina de Emergência do Hospital Quinta D'Or
  • Início: 2018
    Vagas: 2 novos residentes/ano
    Hospital principal: Hospital Quinta D'Or
    Objetivo: Capacitar o residente no conhecimento teórico-prático e nas habilidades e competências cognitivo-comportamentais necessárias à condução integral das principais síndromes clínico-cirúrgicas presentes em um ambiente de Urgência e Emergência, do seu diagnóstico inicial ao tratamento definitivo.


  • Santa Casa de Barretos
  • Santa Casa de Misericórdia de Barretos (Fundação Pio XII/Hospital de Amor)
    Coordenador: César Maurício da Silva
    Programa de Residência iniciado em 2018 com 6 vagas credenciadas pelo MEC e CNRM.
    O setor de emergência da Santa Casa atende a região da DRS V, sendo referência da alta complexidade para 18 municípios.
    O programa da residência se desenvolve, além do setor de emergência (clínico, cirúrgico, ortopédico, ginecológico-obstétrico, pediátrico), nas UTI's (30 leitos), centro diagnóstico da Santa Casa e do Hospital de Amor, centro cirúrgico, enfermarias, além de estágios no Centro de Intercorrências Oncológicas do Hospital de Amor, no SAMU e no AME.


  • Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da Universidade de São Paulo (USP)
  • Programa de Residência com início em 2016. Apresenta quatro vagas credenciadas. As atividades se desenvolvem na Unidade de Emergência do HC-FMRP-USP, um hospital com 256 leitos dedicados exclusivamente para o atendimento de Emergências. Durante a residência os estágios são divididos nas seguintes áreas: Sala de Urgência Adulto; Sala de Trauma, Sala de Urgência Pediátrica, duas Unidades de Terapia Intensiva Adulto e uma de Terapia Intensiva Pediátrica, Unidade Coronariana, Unidade de AVC, Centro de Toxicologia Clínica, Enfermarias de Clínica Médica, Cirurgia, Ortopedia e Pediatria (todas estas unidades são de retaguarda exclusiva da sala de urgência). Além destas unidades, o estágio de pre-hospitalar é realizado no SAMU/Ribeirão Preto e a formação de GO na Maternidade Mater também vinculada a esta instituição.


  • Residência Médica em Medicina de Emergência do Hospital Quinta D'Or
  • Início: 2018
    Vagas: 2 novos residentes/ano
    Hospital principal: Hospital Quinta D'Or
    Objetivo: Capacitar o residente no conhecimento teórico-prático e nas habilidades e competências cognitivo-comportamentais necessárias à condução integral das principais síndromes clínico-cirúrgicas presentes em um ambiente de Urgência e Emergência, do seu diagnóstico inicial ao tratamento definitivo.


  • Residência de Medicina de Emergência do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC/FMUSP)
  • a maior parte de seus estágios no Hospital das Clinicas do HCFMUSP, mas também em outros serviços como no Hospital Pediátrico Menino Jesus e Hospital Regional do M'Boi Mirim.


  • Residência de Medicina de Emergência do Hospital Santa Marcelina SP
  • O programa de residência de Medicina de Emergência do Hospital Santa Marcelina iniciou em março de 2016 com 6 vagas de residência para um programa que inclue 80% do estágio em nossa Unidade Itaquera e outros nas Unidades Itaquaquecetuba e Itaim Paulista. Somos o Hospital de referência de toda zona leste de São Paulo, sendo referência também regional para Hemodinamica, Hematologia e Nefrologia. Contando com uma tradição de mais de 3 décadas em residência médica de diversas especialidades.


  • Residência em Medicina de Emergência do Hospital da Cruz Vermelha Brasileira
  • Programa iniciado em Março/2018 com sede principal no Hospital da Cruz Vermelha Brasileira em Curitiba. Composto de 02 vagas anuais, o programa conta com rodízio nos principais hospitais da cidade especializados em trauma, Pediatria, Obstetrícia, Unidade de Queimados, SAMU e com opção de estágio em áreas de conflito na África e Oriente Médio pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha..


  • Outras Residências no Brasil