Seção - Artigos Indicados

O artigo desta semana é o TRUE, um estudo unicêntrico, observacional, prospectivo, que teve como objetivo avaliar o uso do POCUS na confirmação do posicionamento do TOT durante a IOT na emergência.

O exame ultrassonográfico foi realizado por profissionais residentes de Medicina de Emergência que haviam concluído a educação padronizada em POCUS durante a residência. A técnica consiste em, durante a intubação, posicionar o transdutor no eixo transversal sobre a incisura supraesternal. Dessa forma, a traqueia pode ser determinada por uma imagem hiperecoica com artefato de reverberação posterior, o surgimento de uma segunda interface significa intubação esofágica.

A capnografia quantitativa em forma de onda foi utilizada como critério padrão para confirmação da IOT. O desfecho principal avaliado foi a concordância entre o exame (TRUE) e a capnografia.

Com um total de 112 pacientes incluídos na análise, 17 (15,2%) apresentaram intubação esofágica. A precisão geral do exame TRUE foi de 98,2% (IC de 95% [IC]: 93,7-99,5%), também apresentou um alto grau de concordância com a capnografia. A sensibilidade e especificidade do TRUE foram de 98,9% e 94,1% respectivamente. O tempo médio desde a conclusão da inserção do TOT até a interpretação da imagem ultrassonográfica foi de 9,0s.

Conclusão do autor: A aplicação do exame TRUE na passagem do TOT durante a intubação no Departamento de Emergência é viável e pode ser realizada rapidamente.

Referência: (CHOU et al., 2011)

<