Seção - Artigos Indicados

Você já ouviu falar do Ácido Tranexâmico (ATX)? Cada vez mais estudos vem mostrando o benefício do uso dessa droga no controle de sangramentos (trauma, TCE, hemorragia pós parto, entre outras), no artigo desta semana vamos falar sobre seu uso de uma forma ainda não tão usual para auxílio no controle da hemoptise.

A apresentação clínica da hemoptise pode variar desde escarros com raios de sangue até hemorragia maciça ameaçadora à vida. O ATX é um agente antifibrinolítico administrado de forma sistêmica que auxilia no controle da hemorragia.

O artigo desta semana é um ensaio clínico prospectivo, duplo-cego, randomizado e controlado, cujo objetivo foi avaliar a eficácia e segurança do uso inalatório do ATX em pacientes com hemoptise. O Estudo comparou uso do ATX via inalatarória (500 mg) vs placebo (solução salina) em pacientes admitidos com hemoptise de várias etiologias. Pacientes com hemoptise maciça (> 200 mL/24h) ou com instabilidade hemodinâmica foram excluídos do estudo.

Com N de cerca de 47 pacientes (25 grupo AT vs 22 grupo placebo), foi observado que o grupo do AT apresentou redução no volume de sangue expectorado a partir do 2° dia, menor tempo médio de internamento (5,72 ± 2,5 dias vs 7,8 ± 4,6 dias; P= 0,046), menor necessidade de procedimentos invasivos para controlar sangramento (0% vs 18,2%; P = 0,041).

Conclusão do autor: O uso do ATX via inalatória pode ser usado de forma segura e eficaz no controle do sangramento em pacientes com hemoptise não maciça.

Referência: (WAND et al., 2018)

<