Seção - Artigos Indicados

Este artigo é o STARRT-AKI Trial, um ensaio clínico multicêntrico, randomizado, controlado, em cerca de 168 hospitais em 15 países.

O estudo buscou avaliar se o tempo do início da terapia de substituição renal (TSR) em pacientes críticos com lesão renal aguda (LRA) resulta em menor risco de morte por qualquer causa em 90 dias.

Os pacientes foram distribuídos em dois grupos:

- estratégia acelerada: os médicos deveriam iniciar a TSR o mais rápido possível e dentro de 12 horas após os pacientes atenderem aos critérios de elegibilidade.
- estratégia padrão: os médicos foram desencorajados a iniciar TRS, a menos que paciente apresentasse pelo menos um dos seguintes: K sérico > 6,0 mmol/L; pH ≤ 7,20; Bicarbonato ≤ 12 mmol/L; evidência de insuficiência respiratória grave com base na PaO2/FiO2 ≤ 200 E percepção clínica de sobrecarga de volume; persistência de LRA por pelo menos 72 horas após a randomização.

O artigo concluiu que, entre os pacientes críticos com lesão renal aguda, a estratégia de substituição renal acelerada não foi associada a um menor risco de morte em 90 dias em relação a estratégia padrão. Os pacientes no grupo estratégia acelerada foram mais dependentes de TRS em 90 dias e tiveram mais eventos adversos.

<