Seção - Imagem da Semana

Paciente 78 anos, da entrada no hospital terciário com hemorragia digestiva alta. Realizada medicação para sedação, por meio de acesso venoso central em veia subclavia direita, para realizar endoscopia, porém, sem sucesso. Além disso, paciente possuía ausculta abolida em hemitórax direito. Realizada TC de tórax. Qual o achado?

Resposta:

Na imagem acima da tomografia de tórax podemos ver que o acesso venoso central foi encontrado dentro do parenquima pulmonar.

Na imagem do ultrassom point of care (imagem 1), podemos visualizar importante derrame pleural, com áreas de parenquima pulmonar imersos no liquido. A paciente havia realizado expansão volêmica e medicações pelo referido acesso.

Imagem 1

Imagem 2

Após o diagnóstico do mau posicionamento do dispositivo, o acesso foi então retirado. Foi realizada drenagem torácica, com sucesso, e saída de cerca de 2 litros e meio de conteudo serossanguinolento (imagem 2).

A paciente permaneceu estável durante todo o ocorrido. Segue abaixo o ultrassom pulmonar cerca de 12 horas após a drenagem (imagem 3).

Imagem 3


por Patrícia Lopes Gaspar (Residente de Medicina de Emergência do Ceará)
patylopesg resemergce