Seção - Imagem da Semana

Paciente idoso com dispneia. Qual achado da imagem?

Resposta:

Ja falamos em publicações anteriores, que a presença de linhas B significa aumento de densidade atraves do parenquima pulmonar, mais comumente por fluidos, mas podemos encontra-las em outras condiçoes, como pneumonia, atelectasias, contusão pulmonar, alem do já citado edema agudo pulmonar. O scanning pulmonar deve ser feito nas zonas pulmonares de acordo com o protocolo Blue e, para confirmar uma zona como positiva para linhas B, devemos ter a presença de pelo menos 3 linhas B.

Na imagem podemos ver linhas verticais, que se movimentam com os movimentos respiratorios e ocupam toda a imagem até a regiao inferior da tela. Ou seja, linhas B. No caso, por possuir mais de 3 linhas B que se coalescem entre si, temos uma zona positiva para linhas B. Precisariamos de mais imagens para dizer se o paciente acima possui linhas B difusas ( pelo menos duas zonas positivas para linhas B).


por Patrícia Lopes Gaspar (Residente de Medicina de Emergência do Ceará)
patylopesg resemergce

Henrique Santiago

em 24-06-2020 17:00

Presença de linhas B e desaparecimento das linhas A. Os achados indicam edema pulmonar; pelo fato das linhas B estarem na imagem com uma tendência a se coalescerem, pode haver, também, um preenchimento alveolar levando à dispneia. Cabe ao médico assistente colher informações para se desvendar a etiologia.