Seção - Imagem da Semana

Qual o nome popular da imagem acima?

Resposta:

O pericárdico normal consegue acomodar pequenos aumentos progressivos de derrame, quando estes evoluem de forma lenta. Independente do volume de liquido acumulado, o saco pericárdico atinge um limite de complacencia, aumentando a pressão intrapericardica, até o ponto de impedir o enchimento cardíaco. Dessa forma, em um quadro de derrame pericárdico em maior quantidade, ou um derrame que se instalou de forma súbita, a função cardíaca fica comprometida, levando a tamponamento cardíaco.

A imagem acima é um achado do ecocardiograma de um paciente com derrame pericardico volumoso, expressão conhecida como swinging heart. O coração, restrito pelo derrame pericárdico de grande volume, faz um movimento pendular na tentativa de concluir o ciclo sístole-diastole. No caso do paciente acima, temos sinais claros de restrição diastólica, pois o coração não consegue se encher de sangue. Outro achado característico é o eletrocardiograma mostrando alternância elétrica, de acordo com o movimento pendular do órgão, quando ele se aproxima ou se distancia do ponto de inserção dos eletrodos.


Referências:
1. Eduardo Lapa - Imagens em cardiologia – swinging heart - https://cardiopapers.com.br/imagens-em-cardiologia-swinging-heart/
2. Brian D Hoit, MD. Diagnosis and treatment of pericardial effusion. Apr 2020.
3. Brian D Hoit, MD. Cardiac tamponade. Apr 2020.


por Patrícia Lopes Gaspar (Residente de Medicina de Emergência do Ceará)
patylopesg resemergce