Seção - Imagem da Semana

Paciente com história de trauma abdominal fechado há 1 hora, da entrada no departamento de emergência. Comente.

Resposta:

- O exame FAST (Focused Assessment with Sonography in Trauma) é um teste não invasivo que pode ser feito beira leito para avaliação da presença de líquido livre intraperitoneal no abdômen e na pelve, servindo como marcador para lesão de órgão solido no contexto do trauma. Além disso, é possível a visualização de lesão cardíaca e derrame pericárdico. O E-FAST (Extended Focused Assessment with Sonography in Trauma) acrescenta o exame pulmonar ao FAST, permitindo a identificação de hemotórax ou pneumotórax.

- É um exame com boa sensibilidade e especificidade para injúrias agudas no contexto do trauma, de fácil acesso e de rápida identificação, identificando líquidos que poderiam gerar instabilidades hemodinâmicas. Algumas lesões porém não podem ser visualizadas de maneira confiável com o exame beira leito, como por exemplo intestino, mesentério, diafragma ou hemorragias retroperitoneais que podem ocorrer com fraturas pélvicas, lesões de grandes vasos (veia cava inferior, aorta) e lesões renais.

- No paciente vítima de trauma, se realizado ultrassom mais tardiamente, podemos já encontrar líquido coagulado (sangue coagulado), tornando a imagem mais ecogênica e de difícil diferenciação do tecido circunjacente, reduzindo a sensibilidade do exame.

- Cuidado adicional deve ser tomado com FAST falso-positivo, considerando fatores confundidores tais como cistos renais, líquido intra-intestinal, gordura perinefretica.

- Alguns artigos citam a manobra de deixar o paciente em Trendelenburg para deslocar o liquido livre presente na pelve para o espaço de Morison, para melhora visibilidade e quantificação, tendo em vista que esse recesso é o mais posterior em relação as demais estruturas abdominais.


Referências:
1. Christopher L. Moore, M.D., and Joshua A. Copel, M.D. Point-of-Care Ultrasonography. N Engl J Med 2011;364:749-57.
2. Point-of-care multiorgan ultrasonography for the evaluation of undifferentiated hypotension in the emergency department Intensive Care Med (2013) 39:1290–1298
3. NILAM J. SONI, MD. ROBERT ARNTFIELD, MD. PIERRE KORY, MPA, MD. Point of care ultrasound. Peritoneal free fluid. Page 218- 229
4. Sarah R. Williams, MD*, Phillips Perera, MD, RDMS, Laleh Gharahbaghian, MD. The FAST and E-FAST in 2013: Trauma Ultrasonography Overview, Practical Techniques, Controversies, and New Frontiers. 2013


por Patrícia Lopes Gaspar (Residente de Medicina de Emergência do Ceará)
patylopesg resemergce

<