Seção - Artigos Indicados

O artigo discute a abordagem ideal para a realização de pericardiocentese de emergência guiada por ultrassonografia à beira do leito (POCUS). Tradicionalmente realizada pela abordagem subxifoide, a crescente utilização do POCUS viabilizou outras abordagens, como a paraesternal e apical. O artigo é uma revisão retrospectiva de pericardiocentese guiadas, onde foram identificados 166 derrames pericárdicos, que foram abordados pela via subxifoide, apical e paraesternal. As maiores taxas de complicações foram nas abordagens subxifoides, onde também a distância de pele pro líquido foi maior.

Conclusão do autor: Abordagem paraesternal ou apical apresenta menores taxas de complicações em comparação à abordagem subxifoide, sendo recomendadas quando possível. A escolha do local de inserção deve considerar a visualização mais próxima do líquido pericárdico à superfície da pele para evitar estruturas vitais, e a abordagem paraesternal é indicada como a mais segura. No entanto, situações específicas, como parada cardíaca, podem exigir a abordagem subxifoide.

Referência: STOLZ, Lori et al. What is the ideal approach for emergent pericardiocentesis using point-of-care ultrasound guidance?. World Journal of Emergency Medicine, v. 12, n. 3, p. 169, 2021.

<