Seção - Artigos Indicados

A hemorragia é uma das principais causas de morte evitável em pacientes vítimas de trauma. O controle definitivo precoce e rápido da hemorragia é um dos principais focos na ressuscitação do trauma. Pacientes com hemorragia de tronco muitas vezes requerem radiologia intervencionista ou cirurgia, ambas as quais levam tempo para serem mobilizadas. Teoricamente, o uso de REBOA (Resuscitative Endovascular Balloon Occlusion of the Aorta) com oclusão aórtica deve ajudar a limitar a hemorragia, manter a perfusão cerebral/miocárdica e permitir mais tempo para procedimentos intervencionistas e cirúrgicos.

Este artigo é um ensaio clínico randomizado, multicêntrico, aberto e sequencial em grupo. A questão clínica do artigo foi: Em pacientes vítimas de trauma com 16 anos ou mais com hemorragia em tronco com risco de vida, o uso de REBOA e cuidados padrão em comparação com o tratamento padrão isolado melhora a mortalidade em 90 dias?

Conclusão do autor: Observou-se que o grupo REBOA + cuidados padrão têm uma probabilidade de maior mortalidade em 90 dias em comparação com o grupo de cuidados padrão isolados. O REBOA pode não reduzir, e pode aumentar, a mortalidade em pacientes traumatizados com hemorragia exsanguinante.

Referência: Jansen JO, et al., 2023

<