Seção - Artigos Indicados

O choque vasoplégico é definido como hipotensão arterial com débito cardíaco normal ou aumentado e pode ocorrer comumente em pacientes pós-operatórios de cirurgia cardíaca submetidos à circulação extracorpórea. Essa desregulação da vasodilatação está associada a uma mortalidade próxima a 25%. Após vasopressores de catecolaminas, as opções de tratamento incluem angiotensina II, corticosteroides, azul de metileno e hidroxocobalamina.

Este artigo é uma análise retrospectiva de coorte de pacientes pós-cirurgia cardiotorácica em um único centro acadêmico de grande porte. A questão clínica do artigo foi: Em pacientes que necessitam de circulação extracorpórea e desenvolvem choque vasoplégico resistente a vasopressores, qual é o impacto da hidroxocobalamina em comparação com o azul de metileno na melhora da necessidade de vasopressores nas primeiras 24 horas?
O azul de metileno foi utilizado entre janeiro de 2016 e agosto de 2019, depois a hidroxocobalamina foi o principal agente usado de julho de 2019 a julho de 2021. A dose de hidroxocobalamina foi: 5g IV durante 15min;Doses de azul de metileno: bolus: 1.2mg/kg + infusão de 0,25mg/kg/h por 10 horas.

Conclusão do autor: A hidroxocobalamina foi associada a uma maior redução na necessidade de vasopressores do que o azul de metileno no tratamento do choque vasoplégico associado à circulação extracorpórea.

Referência: Hiruy a et al., 2023

<