Seção - Artigos Indicados

Há uma mudança de paradigma em direção a durações mais curtas de antibióticos em infecções pediátricas. Diretrizes internacionais conflitantes recomendam o tratamento da infecção do trato urinário (ITU) com ciclos de antibióticos que variam de apenas 3 dias a 7 a 14 dias. A resistência antimicrobiana é uma crise de saúde global, ressaltando a importância do manejo de antibióticos.

Este artigo é ensaio clínico multicêntrico, randomizado, duplo-cego, placebo-controlado, sem inferioridade. A questão clínica do artigo foi: Em crianças de 2 meses a 10 anos que apresentam melhora clínica após 5 dias de terapia antimicrobiana para ITUs, a terapia antimicrobiana oral de curta duração (5 dias) é tão eficaz quanto a terapia de curso padrão (10 dias) na prevenção de falha terapêutica e desfechos relacionados?

Conclusão do autor: Neste estudo a terapia de curta duração não foi estatisticamente inferior à terapia de curso padrão. No entanto, dada a ocorrência infrequente de falha de tratamento no grupo de curta duração e os resultados de uma análise, a terapia de curta duração pode ser considerada uma opção razoável para crianças com melhora clínica após 5 dias de tratamento antimicrobiano.

Referência: Zaoutis T, Shaikh N, Fisher BT, et al

<