Seção - Artigos Indicados

A adrenalina é um componente importante na ressuscitação de indivíduos que evoluem com parada cardíaca extra-hospitalar. O Suporte Avançado de Vida em Cardiologia (ACLS) dá a opção de via intravenosa (IV) ou intraóssea (IO) para administração de adrenalina durante a parada cardíaca. No entanto, a opção ideal no pré-hospitalar permanece controversa.

Este artigo é um estudo observacional, retrospectivo que avaliou a via de administração de adrenalina durante a PCR extra-hospitalar. Foram incluídos cerca de 35 mil pacientes, que não foram randomizados, mas divididos em grupos IV (intra-venosa) e IO (intra-óssea) de acordo com a via de administração de adrenalina.

Conclusão do autor: concluiu-se que em comparação com a abordagem IO, a abordagem IV parece ser a via ideal para a administração de adrenalina no contexto de suporte avançado de vida na reanimação. Porém, este estudo tem limitações metodológicas e são necessários novos estudos randomizados sobre o tema para esclarecer melhor essa situação.

Referência: ZHANG et al., 2020

<