Seção - Artigos Indicados

A pneumonia adquirida na comunidade (PAC) pode levar à inflamação pulmonar e sistêmica, resultando em comprometimento das trocas gasosas, sepse, falência de órgãos e aumento do risco de morte. Os corticosteroides têm excelentes efeitos anti-inflamatórios e imunomoduladores que poderiam atenuar parte da inflamação causada pela pneumonia. Existem vários estudos randomizados que demonstraram efeitos positivos dos glicocorticoides em pacientes com PAC. No entanto, com exceção de um estudo, nenhum mostrou diferença entre os grupos em relação à mortalidade.

Este artigo é um ensaio clínico, multicêntrico, duplo-cego, randomizado, controlado e realizado em 31 Unidades de Terapia Intensiva da França. A questão clínica do artigo foi: Em pacientes adultos com pneumonia adquirida na comunidade grave admitidos na UTI, o tratamento precoce com hidrocortisona, comparado à terapia padrão, reduz a mortalidade em 28 dias? No grupo intervenção foi administrado Hidrocortisona 200mg diariamente (infusão contínua) por 4 dias. No 4º dia, a equipe médica utilizou critérios pré-definidos para decidir se administraria hidrocortisona por um total de 8 ou 14 dias, dependendo da melhora do quadro do paciente.

Conclusão do autor: Entre os pacientes com pneumonia adquirida na comunidade grave em tratamento na UTI, aqueles que receberam hidrocortisona tiveram um risco menor de morte até o dia 28 do que aqueles que receberam placebo.

Referência: Dequin P, Meziani F, Quenot J, et al., 2023

<