Seção - Artigos Indicados

O reconhecimento e manejo precoce da hemorragia, a reanimação para controle de danos e a administração de hemoderivados otimizaram o manejo de traumas graves. Dados recentes sugerem que a hipocalcemia exacerba os efeitos subsequentes da coagulopatia no trauma.

Este artigo é uma revisão narrativa da literatura, a qual busca avaliar a importância do Cálcio no contexto do paciente politraumatizado. Foi visto que pacientes com trauma geralmente apresentam hipocalcemia no quadro de hemorragia grave secundária ao trauma, que pode ser agravada pela transfusão e reanimação necessárias. As consequências críticas da hipocalcemia no paciente traumatizado foram repetidamente demonstradas com a morbidade e mortalidade associadas. Ainda não está claro quando administrar cálcio, embora os dados atuais sugiram que a administração mais precoce pode ser vantajosa.

Conclusão do autor: O cálcio é um componente chave na ressuscitação do trauma e na cascata de coagulação. Dados recentes retratam as reverberações fisiológicas da hipocalcemia no paciente traumatizado; no entanto, pesquisas futuras são necessárias para orientar melhor o manejo desses pacientes.

Referência: Wray JP et al., 2021.

<