Seção - Artigos Indicados

A Intubação de Sequência Rápida é um procedimento repleto de complicações potenciais, incluindo hipotensão que, por sua vez, pode resultar em colapso cardiovascular. Embora existam inúmeras causas potenciais de hipotensão peri-intubação, os medicamentos de indução representam uma variável importante e modificável. Na última década, especialistas em vias aéreas defenderam a redução da dosagem do agente de indução para diminuir o risco de hipotensão, principalmente em pacientes de risco. Essa abordagem examinou os benefícios dos pacientes quando agentes como propofol e midazolam são usados. No entanto, há poucas evidências sobre os agentes de indução mais comuns, cetamina e etomidato.

Este artigo é uma análise secundária de dados de um registro prospectivo. A questão clínica foi: A dose de etomidato ou cetamina está associada à hipotensão pós-intubação? A dosagem padrão utilizada foi: etomidato 0,3 mg/kg e cetamina 1,5 mg/kg. O desfecho primário foi: hipotensão pós-intubação (PAS < 100 mmHg) 15 minutos após a intubação.

Conclusão do autor: Neste grande registro de pacientes intubados após receberem etomidato ou cetamina, não observamos associação entre a dose de sedativo baseada no peso e a hipotensão pós-intubação./

Referência: Driver BE et al., 2023

<