Seção - Artigos Indicados

As diretrizes atuais de AVC recomendam alteplase IV para pacientes com AVC isquêmico agudo dentro de 4,5 horas após o início dos sintomas com base nas publicações NINDS e ECASS III. Tanto o NINDS quanto o ECASS III excluíram pacientes com sintomas leves de AVC, mas falharam em definir claramente um limiar para AVC leve. Muitos pacientes, no entanto, terão AVC minor (definidos como uma pontuação NIHSS ≤5). Nesse grupo de pacientes, o uso de alteplase representa uma linha tênue de benefício potencial (resultados funcionais) versus dano potencial (hemorragia intracraniana sintomática).

Este artigo é um ensaio clínico randomizado, multicêntrico, aberto e com ponto final cego. A questão clínica do artigo foi: A terapia antiplaquetária dupla (DAPT) é inferior à trombólise intravenosa em pacientes com AVC isquêmico agudo não incapacitante? Nos pacientes submetidos à DAPT foram utilizados: 300mg clopidogrel + 100mg aspirina no primeiro dia, seguido de 75mg clopidogrel + 100mg aspirina por 12 dias. No grupo alteplase foi utilizado 9mg/kg, com dose máxima de 90mg.

Conclusão do autor: Entre os pacientes com AVC isquêmico agudo minor apresentado dentro de 4,5 horas após o início dos sintomas, o DAPT não foi inferior à alteplase intravenosa em relação ao excelente resultado funcional em 90 dias.

Referência: Chen HS et al, 2023.

<