Seção - Artigos Indicados

A tromboelastografia (TEG) é um ensaio hemostático não invasivo, confiável e abrangente que mede a capacidade do sangue total de formar um coágulo. O TEG analisa a interação entre as plaquetas e a cascata de coagulação. Ele fornece informações altamente descritivas e em tempo real sobre a formação do coágulo, força do coágulo, função plaquetária e fibrinólise, o que é superior aos testes de coagulação tradicionais, como INR, Ttpa e contagem de plaquetas.

Este artigo é um estudo controlado e randomizado de centro único realizado pelo Departamento de Hepatologia e Transplante de Fígado em Nova Deli. A questão clínica do artigo era: Uma estratégia de transfusão guiada por TEG leva a um menor uso de hemoderivados em comparação com a prática padrão (guiada por PQT e INR) em sangramento agudo não varicoso entre pacientes com cirrose avançada?

Conclusão do autor: Entre pacientes com cirrose avançada com coagulopatia e hemorragia gastrointestinal alta não varicosa, a estratégia de transfusão guiada por tromboelastograma leva a um uso significativamente menor de hemocomponentes em comparação com transfusão guiada por INR e contagem de plaquetas, sem aumento na falha de controle sangramento, falha em prevenir novo sangramento e mortalidade.

Referência: Kumar M et al, 2020.

<