Seção - Artigos Indicados

A cardioversão elétrica da fibrilação atrial é regularmente realizada por médicos emergencistas, intensivistas e cardiologistas. Embora existam muitas abordagens para realizar este procedimento, a colocação de eletrodo mais comum é o posicionamento ântero-lateral em comparação com o posicionamento ântero-posterior. A literatura que respalda isso vem de dois estudos que usaram desfibriladores monofásicos. Uma meta-análise mais recente que incluiu estudos usando desfibriladores bifásicos não tinha dados suficientes para apoiar uma posição sobre a outra.

Este artigo é um estudo multicêntrico, randomizado, aberto e com desfecho cego realizado na Dinamarca. A questão clínica do artigo foi: Qual posição do eletrodo é mais eficaz para a cardioversão bifásica da fibrilação atrial? Os pacientes foram aleatoriamente designados para um dos dois grupos a seguir: posicionamento ântero-lateral e ântero-posterior do eletrodo. O desfecho primário foi: proporção de pacientes em ritmo sinusal 1 minuto após o primeiro choque.

Conclusão do autor: O posicionamento ântero-lateral do eletrodo foi mais eficaz do que o posicionamento ântero-posterior para cardioversão bifásica da fibrilação atrial.

Referência: Schmidt AS, et al, 2021.

<