Seção - Artigos Indicados

Náuseas e vômitos durante a gravidez ocorrem mais comumente durante o primeiro trimestre. Se não for tratado, o desenvolvimento de hiperêmese gravídica pode levar a outras complicações caracterizadas por desidratação e anormalidades eletrolíticas. O ondansetrona, um antagonista do receptor 5-HT3, tornou-se rapidamente o medicamento prescrito com mais frequência nos Estados Unidos para náuseas e vômitos durante a gravidez, porém havia incerteza na literatura quanto à associação entre ondansetrona e defeitos congênitos.

Este artigo é um estudo de coorte retrospectivo analisando aproximadamente 1,8 milhões de gestações. A questão clínica do artigo foi: “A exposição ao ondansetrona durante o primeiro trimestre de gravidez está associada a um risco aumentado de malformações congênitas em recém-nascidos (com foco em malformações cardíacas e fendas orais)?”. As mulheres consideradas expostas receberam pelo menos uma prescrição de ondansetrona durante os primeiros 3 meses de gravidez (período de organogênese). As mulheres consideradas não expostas não receberam essa prescrição durante os primeiros 3 meses de gravidez. O desfecho primário foi a presença de malformações nos primeiros 90 dias após o parto.

Conclusão do autor: Entre os recém-nascidos de mães que foram expostas ao ondansetrona no primeiro trimestre não foi associada a malformações cardíacas ou malformações congênitas em geral, mas foi associada a um pequeno aumento do risco de fissuras orais.

Referência: Huybrechts KF, et al, 2018

<