Seção - Artigos Indicados

A infecção do trato urinário (ITU) é uma das razões mais comuns para o uso de antimicrobianos. No entanto, a duração ideal do tratamento para ITU em homens não é bem estudada, e as diretrizes práticas atuais são baseadas em dogmas históricos.

Este artigo é um estudo prospectivo, randomizado e duplo-cego conduzido em 2 centros médicos dos EUA de 2012 a 2019. Homens afebris com ITU presumida foram randomizados para receber sete dias de antibióticos mais sete dias de placebo ou 14 dias de antibióticos. O desfecho primário foi a resolução dos sintomas de ITU no dia 14 após a conclusão do tratamento antibiótico.

Conclusão do autor: Entre homens afebris com suspeita de ITU, o tratamento com ciprofloxacina ou trimetoprim/sulfametoxazol por 7 dias não foi inferior a 14 dias de tratamento em relação à resolução dos sintomas de ITU em 14 dias após a antibioticoterapia. Os achados apoiam o uso de um curso de 7 dias de ciprofloxacina ou trimetoprima/sulfametoxazol como alternativa a um curso de 14 dias para tratamento de homens afebris com ITU.

Referência: Drekonja DM et al, 2021.

<