Seção - Artigos Indicados

Em países desenvolvidos as unidades móveis de AVC são ambulâncias equipadas com um tomógrafo, as quais reduzem o tempo de tratamento trombolítico e melhoram os resultados dos pacientes. Nesse contexto, foi questionado se o uso de Tenecteplase pré-hospitalar resultaria em um melhor desfecho em comparação com o uso de Alteplase no tratamento trombolítico do AVC.

Este é um ensaio clínico randomizado realizado em Melbourne que analisa unidades móveis de AVC. Os pacientes dentro de 4,5 horas após o início dos sintomas foram randomizados para: tratamento com Alteplase 0,9 mg/kg (máximo 90 mg); e Tenecteplase 0,25mg/kg (máximo 25mg). O desfecho primário avaliado foi o volume da lesão de perfusão na chegada ao hospital (avaliado por tomografia computadorizada de perfusão).

Conclusão do autor: O tratamento com Tenecteplase nas unidades móveis de AVC em Melbourne resultou em uma taxa superior de reperfusão precoce em comparação com Alteplase, e nenhuma preocupação de segurança foi observada. Este estudo fornece evidências para apoiar o uso de Tenecteplase nesse tipo de abordagem do AVC.

Referência: Bivard A et al, 2022

<