Seção - Artigos Indicados

Há uma mudança de paradigma com evidências favorecendo uma duração mais curta de antibióticos para tratamento ambulatorial de pneumonia adquirida na comunidade (PAC) em crianças. Alguns estudos foram realizados comparando essa modalidade de tratamento com a utilizada comumente.

Este artigo é uma revisão sistemática e meta-análise. Os investigadores realizaram uma pesquisa de literatura médica nas bases de dados Pubmed, Scopus e Web of Science. O foco foi na duração do tratamento com antibióticos na PAC entre crianças com idade ?6 meses tratadas em ambulatório. Os estudos comparavam uma duração mais curta do tratamento antibiótico (3-5 dias) contra a duração padrão (7 a 10 dias). Como desfecho foi avaliado: hospitalização e necessidade de retratamento com antibióticos dentro de um mês.

Conclusão do autor: O tratamento curto foi tão seguro e eficaz quanto o tratamento mais longo de 7 a 10 dias para PAC em crianças ambulatoriais com idade ? 6 meses em países de alta renda. Sugerimos que esse tratamento mais curto de 3 a 5 dias possa agora ser implementado na prática clínica.

Referência: Kuitunen I et al, 2022

<