Seção - Conversando com o Especialista

Qual o espaço para o Emergencista no Brasil?
O médico Frederico Arnaud fala sobre os desafios da especialidade focada em salvar vítimas de toda e qualquer situação.

Os 15 primeiros minutos que podem definir uma vida. Este poderia ser o lema do Médico Emergencista, especialista que recebe os pacientes acometidos pelas situações mais adversas. O profissional que precisa decidir, com precisão e muita rapidez, os procedimentos que possam estabilizar o quadro clinico do paciente. Apesar do entendimento da Medicina de Emergência como uma atividade fundamental, a especialidade é bem recente no Brasil, tendo sido reconhecida somente em 2015 pelas instituições médicas do país. Defensor apaixonado pela especialidade, o médico emergencista Frederico Arnaud, após participar da fundação Associação Brasileira de Medicina de Emergência, lança agora o Portal Emergência Já, Amor pra Sempre. O espaço é totalmente dedicado a informações e cursos sobre a modalidade.

“Eu fiz residência de clínica médica e de anestesiologia. Passei para o concurso do IJF (Instituto Doutor José Frota) e foi ali que tive o primeiro contato com a medicina de Emergência que, naquele momento, era totalmente desorganizada, sem fluxo, sem nada. Daí nasceu a vontade de tentar mudar esse perfil já que, em outros países, a coisa era bem mais estruturada”, conta Frederico. De acordo com o médico, foram quase 20 anos de movimentação de organizações para que a especialidade fosse reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina, Associação Médica Brasileira e Conselho Nacional de Residência Médica, dentre outras instituições.

Desde então, já são contabilizadas mais de 40 residências na especialidade espalhadas pelo país. E, segundo o emergêncista, são muitas as possibilidades de atuação. “Esses profissionais que estão em treinamento tem um vasto campo para se inserir. As emergências dentro dos hospitais, o sistema pró-hospitalar, onde o maior representante do Brasil é o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e ainda as universidades, com espaço para ensinar na graduação”.

Com a proposta de fomentar a divulgação de informações sobre a especialidade e promover cursos para os profissionais, Frederico Arnaud lança, no próximo dia 25 de março, o portal “Emergência Já, Amor pra Sempre”. Como o próprio título sugere, a plataforma surge do próprio apreço que o profissional tem pela área de atuação. “Nós teremos cursos destinados aos profissionais que trabalham nas nossas emergências, informações para a população de prevenção e de conduta em primeiros-socorros. O Portal vem para consolidar e manter contínua essa divulgação da Medicina de Emergência em todas as suas áreas de atuação”, conclui.